Economia

Mais de metade das autarquias que receberam verbas “já têm WiFi4EU a funcionar”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 29-11-2021

Mais de metade das autarquias que receberam verbas para a instalação de ‘wifi’ em locais públicos, “cerca de 160, já instalaram os equipamentos” e já têm WiFi4EU, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

PUBLICIDADE

“Das câmaras municipais portuguesas que foram contempladas com verbas para a instalação de ‘wifi’ em locais públicos, mais de metade, cerca de 160, já instalaram os equipamentos e já disponibilizam” esta tecnologia de rede sem fios e “perto de uma centena têm os processos de instalação dos equipamentos em curso”, adianta o regulador.

“Destas, existem à volta de 30 que têm cerca de quatro meses para implementar o projeto, sob pena de perderem o direito aos ‘vouchers’ obtidos”, salienta a entidade liderada por João Cadete de Matos.

PUBLICIDADE

“Leiria terá de o fazer até dia 11 de dezembro”, aponta a Anacom, referindo que “alguns municípios perderam o ‘voucher’, caso de Ílhavo, Caldas da Rainha, Arouca e Monforte, e o município da Madalena/Açores desistiu”.

Devido à pandemia de covid-19, a Comissão Europeia prorrogou por duas vezes o prazo para a implementação dos projetos, “não sendo expectável que existam novas prorrogações”, adianta a Anacom.

PUBLICIDADE

publicidade

“No conjunto das quatro convocatórias do WiFi4EU, os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia atingem cerca de quatro milhões de euros, tendo sido contempladas cerca de 90% das autarquias”, sendo que o valor unitário de cada vale é de 15 mil euros.

A iniciativa WiFi4EU visa proporcionar acesso à Internet de alta qualidade e residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, desde parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital e o aumento do acesso aos serviços públicos ‘online’.

O financiamento da União Europeia tem como objetivo cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de ‘wifi’.

Albufeira, Calheta e Machico (Madeira), Elvas, Montijo, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores (Açores) são alguns dos municípios que já têm projetos implementados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE