Conecte-se connosco

Economia

Mais de metade das autarquias que receberam verbas “já têm WiFi4EU a funcionar”

Publicado

em

Mais de metade das autarquias que receberam verbas para a instalação de ‘wifi’ em locais públicos, “cerca de 160, já instalaram os equipamentos” e já têm WiFi4EU, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

“Das câmaras municipais portuguesas que foram contempladas com verbas para a instalação de ‘wifi’ em locais públicos, mais de metade, cerca de 160, já instalaram os equipamentos e já disponibilizam” esta tecnologia de rede sem fios e “perto de uma centena têm os processos de instalação dos equipamentos em curso”, adianta o regulador.

“Destas, existem à volta de 30 que têm cerca de quatro meses para implementar o projeto, sob pena de perderem o direito aos ‘vouchers’ obtidos”, salienta a entidade liderada por João Cadete de Matos.

“Leiria terá de o fazer até dia 11 de dezembro”, aponta a Anacom, referindo que “alguns municípios perderam o ‘voucher’, caso de Ílhavo, Caldas da Rainha, Arouca e Monforte, e o município da Madalena/Açores desistiu”.

Devido à pandemia de covid-19, a Comissão Europeia prorrogou por duas vezes o prazo para a implementação dos projetos, “não sendo expectável que existam novas prorrogações”, adianta a Anacom.

“No conjunto das quatro convocatórias do WiFi4EU, os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia atingem cerca de quatro milhões de euros, tendo sido contempladas cerca de 90% das autarquias”, sendo que o valor unitário de cada vale é de 15 mil euros.

A iniciativa WiFi4EU visa proporcionar acesso à Internet de alta qualidade e residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, desde parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital e o aumento do acesso aos serviços públicos ‘online’.

O financiamento da União Europeia tem como objetivo cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de ‘wifi’.

Albufeira, Calheta e Machico (Madeira), Elvas, Montijo, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores (Açores) são alguns dos municípios que já têm projetos implementados.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link