Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Mais de 838 mil euros para reabilitar emissário de saneamento em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-06-2022

A reabilitação do emissário de saneamento localizado na Circular Interna de Coimbra irá custar 838,5 mil euros, numa obra prevista para durar perto de um ano, anunciou hoje a empresa Águas do Centro Litoral (AdCL).

PUBLICIDADE

A intervenção, cujo contrato de empreitada foi assinado na sexta-feira, permitirá “recuperar as condições funcionais e estruturais daquele equipamento, criando um sistema de saneamento mais robusto e resiliente”, lê-se numa nota da AdCL, hoje enviada à agência Lusa.

A obra do emissário Meão – Casa do Sal, “maioritariamente construído em grés e betão”, consta de uma intervenção “entre as caixas 01 e 74, numa extensão de cerca de 2.300 metros, e reabilitação de 67 caixas de visita e construção de sete novas caixas de visita”.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o comunicado, a reabilitação das tubagens será feita por “técnicas não invasivas, sem abertura de vala”, levando em conta quer as características do emissário, quer a sua localização.

Esta intervenção leva em conta a “criticidade” da infraestrutura, mas também “o elevado caudal, condicionando a implementação de ‘bypass’, a fragilidade de alguns troços de tubagem em material grés, com danos significativos, elevado volume de tráfego diário na avenida em causa [a Circular Interna] e existência de árvores na proximidade do emissário”.

PUBLICIDADE

Na nota, a Águas do centro Litoral disse ter procedido à inspeção e avaliação “do estado de condição” das suas infraestruturas, “tendo verificado a necessidade desta intervenção devido aos sinais de degradação do emissário e das respetivas caixas de visita”.

“Sempre do lado certo da História, este investimento enquadra-se na política da AdCL de reabilitação dos seus ativos críticos em funcionamento, designadamente através da implementação de soluções duradouras e que minimizem intervenções futuras”, sublinhou a empresa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com