Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Mais de 800 bombeiros sobem em contrarrelógio escadório do Bom Jesus

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 21-09-2022

Mais de 800 bombeiros de nove nacionalidades vão competir, no sábado, no contrarrelógio da subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus, em Braga, equipados com o equipamento completo de proteção individual, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a organização refere que se trata da prova “Escadórios da Humanidade”, que reúne 156 corpos de bombeiros de Portugal, Espanha, Polónia, Roménia Ucrânia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Inglaterra.

Entre os participantes, contam-se 131 bombeiras.

PUBLICIDADE

publicidade

“É a primeira prova, em Portugal, que tem como pano de fundo um monumento português, um símbolo nacional. O prestígio e a dimensão internacional que esta prova alcançou também contribuíram em muito para a promoção e para a classificação do Bom Jesus de Braga como património Mundial da Unesco”, refere a organização.

Sublinha a “enorme complexidade e dificuldade” da prova, “pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar”, tanto a nível físico como psíquico.

PUBLICIDADE

Os participantes levam o equipamento completo de proteção individual de bombeiro, designadamente casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto.

Têm de vencer 566 degraus, com a distância de 615 metros e um desnível positivo de 116 metros, num espaço classificado de Património Mundial pela Unesco.

“Este ano, a novidade será a bênção nacional de capacetes, uma iniciativa nunca feita antes em Portugal, que será presidida por um padre também bombeiro”, diz ainda a organização.

A prova é organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, com a colaboração da Confraria do Bom Jesus do Monte e da Câmara Municipal de Braga.

Tem ainda o apoio institucional da Unesco, da Liga dos Bombeiros Portugueses e dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com