Polícias

Mais de 500 polícias manifestam-se durante jogo da 1ª Liga

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 12-01-2024

Mais de 500 elementos da Polícia de Segurança Púbica (PSP) manifestaram-se hoje no Estádio Municipal de Portimão, ao entoarem o hino nacional ao minuto 25 do jogo Portimonense – Farense, da I Liga portuguesa de futebol.

PUBLICIDADE

Os polícias, vestidos de preto, preencheram totalmente uma das bancadas laterais, que tem mais de 500 lugares.

Segundo uma fonte policial ouvida pela Lusa, os manifestantes concentraram-se na esquadra da PSP local e deslocaram-se para o estádio onde decorre o jogo, tencionando voltar a cantar o hino ao minuto 50.

PUBLICIDADE

Após cantarem o hino ao minuto 25, os manifestantes foram aplaudidos pelos restantes espetadores.

Nos últimos dias, os polícias têm-se concentrado em várias cidades do país em protesto, numa iniciativa que começou com um agente da PSP em frente à Assembleia da Republica, em Lisboa, e está a mobilizar cada vez mais elementos da PSP, bem como da GNR e da guarda prisional.

PUBLICIDADE

publicidade

A contestação teve início após o Governo ter aprovado em 29 de novembro o pagamento de um suplemento de missão para as carreiras da PJ, que não tem equivalente nas restantes forças de segurança e que em alguns casos pode representar um aumento de quase 700 euros por mês.

Estes protestos surgiram de forma espontânea e não foram organizados por qualquer sindicato, apesar de existir uma plataforma, composta por sete sindicatos da PSP e quatro associações da Guarda Nacional Republicana, criada para exigir a revisão dos suplementos remuneratórios nas forças de segurança.

Esta plataforma decidiu cortar totalmente as relações com o Ministério da Administração Interna.

Os protestos, que os polícias prometem manter até terem resposta às suas exigências, estão a ser organizados através de redes sociais como Facebook e Telegram.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE