Coimbra

Mais de 5.500 estudantes pediram bolsas de estudo à Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 25-11-2021
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu 5.670 pedidos de bolsas de estudo até à semana passada. A maioria ainda está a aguardar decisão e quase meio milhar viu o requerimento recusado.

“À data de 19 de novembro de 2021, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) têm registos de 5.670 candidaturas submetidas”, informou a instituição em resposta a um pedido do Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Até sexta-feira da semana passada, os SASUC rejeitaram o requerimento a 430 alunos por não cumprirem os requisitos. Atribuídas foram 2612 bolsas e, segundo a instituição, 2628 ainda se encontram “em tratamento”.

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) dá conta de quase o dobro dos pedidos de bolsas de estudo este ano, em relação a 2020. Até 21 de outubro de 2021, foram atribuídas, no total, 23.747 bolsas a estudantes do ensino superior para o ano letivo 2021/2022, das quais 17.251 começaram já a ser pagas. Na mesma altura em 2020, a DGES tinha atribuído apenas 12 mil bolsas de estudo, o que significa que o aumento registado este ano foi de 94%. No entanto, na Universidade de Coimbra, “os registos estão em linha com os do período homólogo do ano passado”. A informação disponível, assegurou fonte da Universidade ao NDC, “não permite afirmar que existe uma subida acentuada no número de candidaturas”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O processo de atribuição de bolsas de estudo para o presente ano letivo foi consolidado de modo a garantir a sua efetiva simplificação iniciada no ano letivo anterior”, relata a DGES, que explica que as alterações ao regulamento de atribuição de bolsas permitiram acelerar e melhorar o processo. Entre as medidas introduzidas está a possibilidade de serem considerados os rendimentos dos 12 meses anteriores ao pedido ou, no caso de revisão do valor da bolsa, os rendimentos do ano de 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE