Coimbra

Mais de 40 000 na feira de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-08-2014

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital faz um balanço positivo da 5ª edição da EXPOH, feira que teve mais de 40 mil visitantes.

PUBLICIDADE

No último dia “da maior feira regional do interior da região centro do país”, e apesar das condições climatéricas não serem as melhores, entraram mais de 10 mil pessoas no Parque do Mandanelho para assistirem à transmissão direta, durante seis horas consecutivas, do popular programa televisivo da SIC – o Portugal em Festa – e ao concerto dos “Função Públika”.

O último fim-de-semana foi aliás o momento alto desta EXPOH, com o espetáculo musical de Quim Barreiros, na sexta-feira, a registar uma grande afluência de público. Na memória da feira ficará também o memorável concerto de sábado à noite, com casa cheia, que a prestigiada banda portuguesa – os The Gift – deu no palco principal da EXPOH.

PUBLICIDADE

Com um cartaz mais económico e um orçamento muito mais reduzido, comparativamente às edições dos anos anteriores, a EXPOH 2014 primou por ter espetáculos dirigidos a diferentes públicos e também por alguma inovação musical, como foi por exemplo a presença do projeto musical “As 3 Marias”.

Durante nove dias consecutivos, o certame registou também uma grande componente de envolvimento e interacção com o setor da economia social – através da Exposocial – e as coletividades locais e, quando foi a hora de chamar ao palco a “prata da casa”, o público respondeu bem e proporcionou, por exemplo, uma boa assistência ao popular concurso musical “Soltem Talentos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao nível da área de exposição, a EXPOH registou uma maior diversificação e continua a atrair cada vez mais expositores oriundos da região, contribuindo assim para que a feira ganhe cada vez mais dimensão regional.

Em termos de promoção, as duas estações de televisão que vieram a Oliveira do Hospital no âmbito deste evento – a RTP, com o programa Verão Total, e a SIC através do Portugal em Festa – asseguraram, sem qualquer contrapartida financeira, nove horas de transmissão direta em horário nobre e deram um contributo fundamental na mediatização de Oliveira do Hospital e da EXPOH.

Sob o ponto de vista económico, a EXPOH também teve um balanço francamente positivo, não só em termos do volume de negócios que foi gerado no interior da feira como no exterior, provocando elevadas taxas de ocupação hoteleira no concelho e na própria região.

No setor da restauração e similares, o impacto económico desta feira, que tem sempre como objetivo alavancar a economia local, foi muito significativo e os empresários desta área de atividade revelaram-se surpreendidos com o que consideram ter sido um dos maiores picos de faturação do ano.

Pelo palco 2 da EXPOH, estrategicamente colocado junto à área de restauração da feira, passaram também diversos grupos culturais concelhios que, durante nove dias, garantiram a animação naquela zona nobre do certame, e onde se regista um importante volume de negócios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE