Eventos

Mais crianças e jovens com saúde oral

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-03-2014
A taxa de execução do Programa de Saúde Oral na região Centro registou, segundo informação da Administração Regional de SAÚDE Contro, um aumento em 2013, com  destaque para um maior número de crianças e jovens abrangidos.
Atualmente, são também  mais os profissionais que aderiram ao programa, um total de 650 (num universo de 3.074 a  nível nacional) e que se encontram a trabalhar na implementação dos cheques dentista e na  deteção de cáries em crianças, jovens, grávidas e idosos.
Na ARSC, as taxas de execução dos cheques dentista tem vindo a aumentar gradualmente nas  crianças e jovens, assim como a resposta a situações de cárie e outros problemas da cavidade  oral que passaram a ser vigiados com maior frequência e com acompanhamento especializado  nos Cuidados de Saúde Primários.
Em 2013, o Programa de Saúde Oral abrangeu 4.122 crianças, 44.077 adolescentes e jovens,  6.689 grávidas e, no que respeita a cidadãos mais velhos, 923 beneficiários do complemento  solidário para idosos utilizaram o cheque-dentista.
No Dia Mundial da Saúde Oral, a ARSC destaca o papel determinante que as escolas da região  têm tido no sucesso da promoção da saúde oral junto das crianças e jovens, designadamente  através do programa SOBE – Bibliotecas Escolares de Saúde Oral. Atualmente estão envolvidos  21 agrupamentos de escolas que receberam, em 2013, 7.927 kits fornecidos pela ARSC. O kit  oferecido às crianças contém uma ampulheta, para garantir o tempo adequado à escovagem  dos dentes, escova e pasta de dentes.
No âmbito do Programa de Saúde Oral para 2014, a ARSC pretende incrementar a identificação  de casos prioritários, aumentando a formação especializada de profissionais e educadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE