Região
“Cada dia está a ficar mais difícil chegar aos animais”: Situação crítica em Montemor-o-Velho
As fortes chuvas que têm assolado a região estão a deixar dezenas de explorações agrícolas em risco.
O alerta foi dado por Paulo Valente, presidente da Junta de Freguesia das Meãs do Campo, que vive um dia particularmente difícil ao ter de se dividir entre a gestão de uma derrocada na Estrada Nacional 111 e a necessidade urgente de garantir alimento e cuidados aos seus animais.
PUBLICIDADE
“Tenho os animais a começarem a ficar isolados. Torna-se cada vez mais difícil conseguir ter acesso para lhes levar comida e cuidar deles”, afirmou.
“Não gosto de dizer o número ao certo, mas estamos a falar de talvez três centenas de animais”, revelou, acrescentando que a situação se agrava diariamente com as previsões meteorológicas desfavoráveis.
Apesar das dificuldades, Paulo Valente ainda consegue, por agora, chegar às explorações com uma pick-up e com recurso a trator agrícola, mas admite que essa possibilidade pode desaparecer a qualquer momento. “Espero que amanhã, em alguns sítios, já só dê para passar de trator. A situação vai-se complicando.”
O presidente da Junta não esconde a preocupação com o que pode acontecer se as águas continuarem a subir.
“Cada vez que olhamos para as previsões meteorológicas assustamo-nos. Estamos sempre à espera de atingir o pico, mas no dia seguinte somos novamente surpreendidos.”, conclui.