Educação

Maioria dos universitários recorre a inteligência artificial

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 14-12-2023

Uma investigação que envolve mais de 400 estudantes universitários revelou que mais de metade utiliza a Inteligência Artificial (IA) e os respetivos algoritmos para estudar ou realizar trabalhos e que a maioria não revela aos professores.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona, no Porto, adianta hoje que os resultados preliminares do estudo revelam que 53% dos universitários recorre a Inteligência Artificial (IA) para estudar e realizar trabalhos.

Citados no comunicado, os autores do estudo afirmam que esta é “uma realidade com tendência para aumentar”, o que obrigará a uma revisão dos sistemas de ensino e uma adaptação dos métodos de ensino e aprendizagem.

PUBLICIDADE

“Será necessário estruturar o ensino tendo como certeza a utilização de sistemas de IA, quer ao nível de processos de avaliação, quer ao nível de literacia para os usos de sistemas digitais, desde o ensino básico”, afirma Pedro Rodrigues Costa, investigador da Universidade Lusófona do Porto, um dos autores da investigação, juntamente com Esser Jorge, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e Alexandra Figueira, também da Universidade Lusófona.

A investigação conclui ainda que cerca de 63% dos estudantes não informa os professores que utiliza estes sistemas, sobretudo “por receio da reação dos docentes”, mas também “como estratégia para ganhar vantagens no processo de avaliação”.

PUBLICIDADE

publicidade

Contudo, a maioria dos universitários considera que os professores não se importam com a utilização destes sistemas “ou então fazem pedagogia no seu uso”.

Quando questionados sobre a autoria dos trabalhos feitos com recurso a inteligência artificial, mais de metade (58%) dos inquiridos afirmam que o trabalho é da sua autoria e dos colegas.

Para 94,4% dos estudantes, os ‘chats’ de inteligência artificial “representam a evolução tecnológica” e 79,6% consideram que constituem “um passo de gigante civilização”.

Contrariamente, 78,5% dos estudantes consideram que estes sistemas “convocam a preguiça mental” e 73,4% dizem que a inteligência artificial “vai tornar as pessoas dependentes de máquinas”.

“Apesar da contradição nas representações sobre a inteligência artificial, no geral, os entrevistados consideram que os alunos ficam com a vida mais facilitada porque têm respostas na hora”, acrescenta.

Entre os sistemas de inteligência artificial, o ChatGPT é o mais utilizado, tendo os restantes, como o Bloom, Jasper Chat ou LANDA ficado a “grande distância nas preferências dos universitários”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE