Coimbra

Maioria das trabalhadoras de limpeza do hospital da Figueira fez hoje greve

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-01-2014

A maioria das trabalhadoras do serviço de limpeza do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) cumpriu hoje um dia de greve, em protesto pelo atraso no pagamento do subsídio de Natal, disse fonte sindical.

PUBLICIDADE

“Das 27 funcionárias da empresa Conforlimpa que prestam serviço no hospital, só trabalharam três”, disse à agência Lusa Armindo Carvalho, do Sindicato dos Trabalhadores de Atividades Diversas (STAD), afeto à CGTP.

O sindicalista manifestou preocupação pela situação atual das funcionárias, que temem não receber o ordenado pago em janeiro, para além do atraso existente no pagamento do subsídio de Natal.

PUBLICIDADE

No entanto, adiantou que a administração do HDFF tem praticamente concluído um concurso público que visa substituir, a 01 de fevereiro, a empresa de prestação de serviços de limpeza – que se encontra em processo de insolvência – sendo que a nova concessionária deverá absorver nos seus quadros os 27 trabalhadores.

Ouvida pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do HDFF disse desconhecer quantas funcionárias de limpeza se apresentaram hoje ao trabalho, garantindo, no entanto, que os serviços mínimos (remoção de lixos e recolha de resíduos sólidos e tóxicos) “foram cumpridos”.

PUBLICIDADE

publicidade

A mesma fonte confirmou que o concurso público para contratação de uma nova empresa de limpezas está em curso e deverá estar concluído até final do mês de janeiro.

“De acordo com a contratação coletiva e segundo o que está no concurso, a nova empresa ficará com os trabalhadores desta”, indicou a fonte hospitalar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE