As Festas do Conselho de Penacova estão a dar destaque aos talentos locais no artesanato. Destacamos o trabalho conjunto de Ângela Lopes e da sua filha, Filipa Nogueira.
Num espaço dedicado ao artesanato, mãe e filha apresentam peças que combinam tradição e inovação, atraindo a atenção dos visitantes.
Ângela Lopes, que pratica croché há cerca de 40 anos, iniciou a sua atividade como um passatempo doméstico, produzindo peças para uso pessoal e para oferecer a familiares e amigos. O desafio de levar as suas criações a feiras de artesanato partiu da filha Filipa, formada em Design de Moda, que propôs que participassem juntas em eventos para divulgar o seu trabalho.
PUBLICIDADE
“A minha filha disse-me: ‘Mãe, e se fossemos à feira?’ No início aceitei com curiosidade e foi uma experiência muito positiva, onde conhecemos outros artesãos e mostramos o que fazemos”, conta Ângela.
Filipa, que sempre gostou de bordados e ponto de cruz, desenvolve as suas próprias criações, incluindo marcadores de livros e sacos personalizados.
Entre as peças mais impressionantes expostas destaca-se um fato totalmente em croché, fruto de dois meses de trabalho de Ângela. O vestido não está à venda, mas serve de montra para encomendas personalizadas. “É um processo meticuloso, faço aos bocadinhos, aproveitando os momentos livres, e muitas vezes desmancho para acertar os detalhes”, revela a artesã.
O artesanato da mãe e da filha pode ser visitado até domingo nas Festas do Conselho de Penacova.
Veja o vídeo do Notícias de Coimbra:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE