A combinação de temperaturas baixas e precipitação prevista para as últimas horas de hoje deverá trazer neve a várias regiões do Norte e Centro do país durante a madrugada de quarta-feira.
Depois de um amanhecer soalheiro, a nebulosidade irá aumentar de Norte para Sul, deixando o céu cinzento ainda durante a tarde. Uma linha de instabilidade irá provocar precipitação que, com o frio intenso, poderá transformar-se em neve, especialmente na Serra do Larouco, em Montalegre.
Ao longo da madrugada, os episódios de neve deverão alargar-se a outras zonas do Norte e Centro. Nas regiões mais frias, as temperaturas rondarão os -2 e -1 ºC à meia-noite, subindo ligeiramente nas horas seguintes, refere o Meteored.
PUBLICIDADE
A Serra da Estrela também poderá registar neve em cotas menos elevadas, até cerca de 1100 metros, enquanto o Nordeste Transmontano verá a neve em níveis a partir dos 800 metros, podendo ocorrer em locais menos habituais. Com o amanhecer, a neve deverá permanecer apenas em pontos mais elevados destas regiões.
Após a neve, a chuva fará o seu regresso de forma fraca e pontual, concentrando-se no Sul durante a manhã e dissipando-se ao longo da tarde. Na quinta-feira, o noroeste do país poderá enfrentar chuva mais intensa, que se estenderá ao litoral Norte e Centro, mantendo-se de forma moderada até ao final do dia.
Os próximos dias vão ser marcados por frio intenso e precipitação irregular, pelo que os portugueses devem preparar-se para condições meteorológicas rigorosas e condução com cuidado nas regiões mais afetadas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE