O secretário-geral do JPP, Élvio Sousa, afirmou hoje que a eleição de um deputado à Assembleia da República é um “momento histórico” e representa a extensão do partido, nascido na Madeira, ao território continental.
“Esta eleição, pela primeira vez, no Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio, é um momento marcante, histórico, que vai delinear a extensão territorial do JPP a nível nacional, mas sem dúvida é o momento e mérito próprio deste movimento que se tornou partido e de todos os cidadãos que confiaram em nós”, declarou Élvio Sousa.
PUBLICIDADE
O secretário-geral do JPP falava numa unidade hoteleira, no concelho de Santa Cruz, na Madeira, onde o partido está a acompanhar a noite eleitoral, após a divulgação oficial de que o cabeça de lista do círculo desta região autónoma, Filipe Sousa, foi eleito.
Cerca das 21:40, quando foi confirmado oficialmente que o partido elegeu um deputado à Assembleia da República, algo que nunca tinha acontecido, os militantes e simpatizantes do JPP presentes na sala aplaudiram e festejaram a eleição.
Élvio Sousa salientou que o JPP é um partido autonómico, de base participativa, “que vai defender, sem sombra de dúvidas, todos os interesses dos madeirenses e porto-santenses e, na generalidade, o interesse de todos os portugueses”.
O JPP nasceu de um movimento de cidadãos no concelho de Santa Cruz, na zona leste da Madeira, cuja autarquia lidera desde 2013 com maioria absoluta, e tornou-se partido em 2015, ano em que elegeu cinco deputados ao parlamento regional.
Filipe Sousa é um dos fundadores e ex-presidente do partido, mas atualmente não assume nenhum cargo de dirigente, sendo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz desde 2013, função que suspendeu em 07 de abril para encabeçar a lista às legislativas.
O JPP concorreu em 10 círculos eleitorais: Coimbra, Braga, Faro, Setúbal, Porto, Lisboa, Madeira, Açores, Europa e Fora da Europa.
Nas eleições legislativas de 10 de março do ano passado, obteve 19.145 votos (0,31%), o melhor resultado em nacionais até então, mas falhou a eleição.
PUBLICIDADE