Cidade

Madalena Abreu sugere criação de Sala de Estudos no Edifício Chiado

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-05-2018

Madalena Abreu, Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra eleita pela coligação PSD/CDS/PPM/MPT, defende a abertura de uma sala de estudo no Edifício Chiado.

PUBLICIDADE

Hoje, durante a reunião do executivo municipal, Madalena Abreu contou que na última semana lhe chegou “às mãos” uma sugestão que considera “assertiva, útil e eficaz, da parte de uma munícipe que exerce as suas funções no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra”.

A munícipe disse à Vereadora que “como está em contacto permanente com alunos de mestrado e de doutoramento nas áreas de Estudos Curatoriais e de Arte Contemporânea, propõe a criação de salas de estudo no magnífico edifício do Chiado”.

PUBLICIDADE

publicidade

Madalena Abreu adianta que a “munícipe argumenta que “alguns destes estudantes, na sua maioria estudantes de nacionalidade estrangeira, optaram pelo alojamento privado ou em hostels sedeados na zona da Baixa, privilegiando um contacto mais próximo com as raízes da cidade.” E a Biblioteca Geral ou a Biblioteca Municipal não parecem dispor de espaço suficiente para esta população específica e nem para munícipes da nossa cidade que gostariam de aproveitar espaços “Nobres” da nossa cidade para leitura e /ou estudo”.

Segundo a munícipe “esta ação iria certamente aproximar as pessoas à nossa querida “Baixinha”, possibilitando maiores e melhores condições de maior permanência naquele local e, ainda, exponenciar o valor da nossa cidade enquanto a cidade universitária de Portugal”.

PUBLICIDADE

Segundo pude apurar, atualmente estudam na UC cerca de 2000 Brasileiros, os Pós-graduandos nas Letras: 400 (incluindo brasileiros; o contingente maior é em Direito). Os Estudantes na Biblioteca Geral têm tem vindo a aumentar tanto no Inverno como no Verão. No Verão (Junho, sobretudo) existem filas e senhas; e segundo colaboradores da Biblioteca Geral, todos os espaços são bem-vindos, desde que tenham condições adequadas. Faltam sobretudo espaços para estudo cooperativo, acrescenta Madalena Abreu.

E se por algum motivo, de natureza operacional ou até normativo, o edifício do Chiado não se prestar a este efeito, outros edifícios pertencente à Câmara, como é o caso do Centro de Noite na Rua da Ilha, poderão prestar esta serviço importante, urgente e valioso, sugere a Vereadora.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE