Cidade

Machado quer ligar Arnado a Aeminium

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-12-2016

A Rua do Arnado poderá vir a ter uma ligação à beira rio, que permitirá aceder com mais facilidade a esta área da cidade próxima do Mondego, fomentando, assim, a relação da cidade com a zona ribeirinha.

PUBLICIDADE

arnado-82-custom

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, hoje, no ato de consignação da Requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro. Manuel Machado acrescentou ainda que, uma vez que essa ligação implica a travessia da linha ferroviária, a autarquia teve de pedir autorização à Infraestruturas de Portugal (IP) e que se aguarda agora a resposta da empresa.

PUBLICIDADE

“Estamos em negociações com a empresa estatal Infraestruturas de Portugal para nos autorizar a reabrir, mesmo com controlo de semáforos, com segurança claro, a ligação da Rua do Arnado até à beira rio”, referiu o presidente da CMC, acrescentando que “essa etapa está em negociação final”. “Espero que se conclua bem, uma vez que para atravessar a linha ferroviária tem que ser deste modo [com controlo de semáforos], não pode ser de outro”, acrescentou ainda Manuel Machado.

O objetivo passa, pois, por “reduzir o trânsito automóvel sobre a rua da Sofia e toda a zona de Património Classificado”, “redistribuir a circulação dos peões” e “melhorar o acesso ao rio”. Uma obra “absolutamente necessária”, sublinhou o presidente da CMC, que garantiu ainda que a autarquia “está disposta a suportar os encargos todos para permitir a circulação ferroviária e a circulação de automóveis e peões nesse troço”.

PUBLICIDADE

publicidade

A concretizar-se, essa ligação à Avenida Aeminum permitirá, posteriormente, aceder à Estação Velha, uma informação igualmente avançada pelo autarca. “Ao mesmo tempo, está desencadeada uma operação para ligar a Estação Velha, ou melhor, o apeadeiro velho, até à rua do Arnado, que inclui também a ciclovia”, afirmou Manuel Machado. Será, pois, uma nova travessia que nascerá atrás da Rodoviária Nacional e ligará a Estação Velha à Rua do Arnado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE