Autárquicas

Machado corta laranjal de Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 29-09-2013

O PS conquistou a Câmara de Coimbra, ao eleger, no domingo, com maioria relativa (cinco em 11 eleitos) Manuel Machado, que presidiu ao município entre 1989 e 2001, cargo que tinha perdido há 12 anos para o PSD.

PUBLICIDADE

O movimento Cidadãos Por Coimbra (CPC), formado para participar nestas eleições e que contou com o apoio do Bloco de Esquerda, elegeu um vereador (José Augusto Ferreira da Silva) e a CDU manteve o seu representante (Francisco Queirós) no executivo municipal.

A coligação do PSD com o PPM e o MPT, liderada por João Paulo Barbosa de Melo (que assumiu a presidência da Câmara em dezembro de 2010, sucedendo ao também social-democrata Carlos Encarnação) conquistou quatro representantes, enquanto o CDS-PP (que concorreu sozinho) perdeu o seu vereador.

PUBLICIDADE

publicidade

No discurso de vitória, depois de sublinhar que é “uma grande honra ter sido eleito” para uma função que bem conhece, Manuel Machado apelou à “disponibilidade de todos para que colaborem, com as suas propostas e com a sua vigilância democrática e construtiva, no governo do concelho e da cidade”.

Coimbra é “um tesouro que é de todos” e que “a todos incumbe preservar, potenciar e valorizar”, salientou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

“As novas exigências que se colocam hoje aos autarcas passam pela criação de condições favoráveis ao investimento e à inovação, conseguindo assim combater o desemprego, criar novos postos de trabalho e promover riqueza socialmente útil”, sustentou Manuel Machado.

“O nosso projeto – a nossa nova utopia, se quiserem – é atrair investimento, captar inovação, fomentar empresas. Nós, autarcas dos próximos anos, teremos que ser exímios em transformar o talento e a criatividade em negócios”, salientou o presidente da Câmara eleito, assegurando que, para isso, irá “baixar os impostos municipais”.

O presidente cessante respeita, “naturalmente, o veredicto do povo”, embora julgue que ele e a sua equipa trabalharam para que não fosse assim”, mas “não foi o suficiente”.

“Oxalá que as coisas continuem a correr bem para Coimbra”, disse à agência Lusa João Paulo Barbosa de Melo, admitindo que irá assumir o lugar de vereador, para que foi eleito.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE