Cidade

Machado corta e cola na Praça da República. Bares ficam com mais espaço para esplanadas?!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 13-07-2015

A Câmara Municipal de Coimbra  informa-nos que consignou hoje uma obra de requalificação de passeios em várias zonas de Coimbra, que, segundo o seu ponto de vista,  aumentará a comodidade e a segurança da circulação dos peões.

PUBLICIDADE

praça da republica

A intervenção, orçada em 133.559,47 euros (valor com IVA incluído), fica a cargo da empresa Coimbraferrus – Construção Civil, Obras Públicas e Transportes, Lda., que dispõe de 120 dias para a concluir.

PUBLICIDADE

Segundo a CMC, na Praça da República, os dois passeios, do lado direito, situados a seguir ao Teatro Académico Gil Vicente (no sentido ascendente) serão alargados quatro metros. Em consequência desta maior área disponível para peões e frequentadores dos cafés da zona, desaparecem os dois estacionamentos em espinha, criando apenas dois lugares de cargas e descargas – um no passeio próximo do Café Moçambique e outro junto ao Café Académico.

Do lado oposto, junto ao antigo McDonalds, o passeio será alargado um metro, facilitando,  deacordo com a CMC, “a circulação dos utilizadores das paragens de autocarros, tendo em conta a existência de árvores atualmente muito próximas do limite do passeio. Em todos estes passeios laterais da Praça da República que vão ser alvo de alargamento, as caldeiras das árvores serão preenchidas com um pavimento rígido drenante, fator que facilitará a circulação de pessoas junto aos respetivos troncos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, a intervenção estende-se da Praça 8 de Maio ao Mercado Municipal D. Pedro V. A alteração mais significativa verificar-se-á em frente ao Jardim da Manga. Aqui, será eliminado o ilhéu de paragem dos autocarros, permitindo alargar o passeio e mantendo uma faixa viária para paragem destes veículos de transporte público. As paragens de autocarros serão colocadas numa posição mais abaixo, eliminando-se, assim, a falta de espaço que hoje existe entre a traseira das paragens de autocarro e a parede. Por outro lado, a paragem de autocarros que hoje existe junto à entrada da Sala da Cidade será transferida para a referida localização em frente ao Jardim da Manga.

Na sequência dos trabalhos de remodelação da Avenida João das Regras, faltava efetuar a requalificação do passeio junto ao Restaurante Alfredo. Além desta obra, neste ponto, será também retirado o betuminoso da via contígua ao passeio, e substituído por cubo de granito, que será colocado numa cota inferior. Além de induzir uma velocidade mais moderada, trata-se de um revestimento que apresenta ainda a vantagem de ser permeável.

Por último, na Rua Cidade de Yaroslav será construído o passeio na zona onde apenas existiam lancis, mas faltava a superfície em cubos de calcário.

Tratando-se de uma empreitada em ambiente urbano e que envolve uma grande quantidade de materiais, houve a preocupação de colocar o estaleiro de obra junto à antiga pista de motocross, na Avenida de Conímbriga, de modo a interferir o menos possível com o normal funcionamento da cidade, garante a CMC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE