Mundo

Macau em alerta máximo por causa do super tufão Saola

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 31-08-2023

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau admitiram hoje a possibilidade de emitirem o nível de alerta mais elevado face à passagem do super tufão Saola.

PUBLICIDADE

No ‘site’ dos SMG, indica-se que é “moderada a relativamente alta” a probabilidade de ser emitido o sinal 9 e “moderada” a possibilidade de ser elevado para sinal 10.

Macau já tinha elevado o nível de alerta de 1 para 3. Os SMG de Macau deram conta ainda de que é alta a probabilidade de ser emitido o terceiro alerta mais elevado (sinal 8) entre a tarde e a noite de sexta-feira, momento em que o serviço dos transportes públicos fica suspenso.

PUBLICIDADE

Por razões de segurança, o regresso às aulas do ensino não superior, agendado para esta sexta-feira, foi adiado para segunda-feira ou data posterior, enquanto o aeroporto internacional de Macau comunicou o cancelamento de quase 80 voos.

As autoridades deram ainda conta da suspensão do funcionamento de todos os equipamentos sociais e a abertura de quatro centros de acolhimento de emergência assim que for emitido o sinal 8 de alerta.

PUBLICIDADE

Durante a passagem do tufão, caso o alerta de inundações for laranja ou superior, e quando o governo promulgar a retirada “em caso de emergência de cidadãos que se encontrem nas zonas baixas, serão abertos os 17 centros de acolhimento de emergência dispersos na cidade”.

Em conferência de imprensa, durante a tarde, autoridades de Macau já tinham alertado a população para o risco de inundações e para o impacto do forte vento do tufão Saola, avisando para a probabilidade de ocorrerem graves inundações, sobretudo nas zonas baixas da cidade.

A concretizar-se o pior cenário, o tufão “vai afetar muito Macau e pode ser perigoso (…) e o desastre meteorológico pode ocorrer muito rápido”, sublinhou o diretor dos SMG.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

Em setembro de 2018, o tufão Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.

Um ano antes, o Hato, considerado o pior tufão em mais de 50 anos a atingir o território, causou 10 mortos e 240 feridos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE