Crimes

Macabro: Jair liga a amiga a confessar como matou São Figueiredo

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 27-05-2025

Desde a madrugada da passada segunda-feira que um homem, na casa dos 50 anos, e uma mulher, com cerca de 70, estão desaparecidos.

Jair Pereira e São Figueiredo vivem em Oliveira do Bairro, e terão sido vistos juntos pela última vez à saída de uma danceteria na Palhaça. Sabe-se que, depois da discoteca, os dois terão ido lanchar, por volta das 20:15. A partir daí, São desaparece, e Jair só volta a ser visto já de madrugada, entre as 2:15 e as 2:30, quando bateu à porta de vizinhos com quem convivia regularmente, pedindo-lhes que tomassem conta da sua mãe acamada. Disse que regressaria dentro de dois ou três dias. A mãe acabaria por ser transferida para um lar em Arouca.

A denúncia do desaparecimento de São Figueiredo foi feita pela cunhada. Apesar de terem sido feitas tentativas para localizar o telemóvel da mulher, estas revelaram-se infrutíferas, pois o aparelho, assim como outros documentos pessoais, estão em casa. A mulher tem dois telemóveis, um francês e um português. O primeiro está desligado.

PUBLICIDADE

Antes de desaparecer, São desabafou com uma amiga que Jair não a deixava em paz e que se sentia perseguida por ele, conta o Correio da Manhã.

Jair Pereira é descrito por quem o conhece como uma pessoa calma e reservada, mas que recentemente aparentava estar nervoso e abatido. O veículo de Jair continua estacionado em frente à residência, onde também está uma carrinha no interior da garagem.

O desaparecimento passou inicialmente para a alçada da GNR, mas a investigação está agora a cargo da Polícia Judiciária.

Na semana passada, a casa onde vivia Jair foi alvo de um incêndio. O fogo começou numa garagem/oficina anexa, onde estava um grande monte de lenha, e alastrou-se para um pequeno compartimento dentro da casa, consumindo ainda parte de uma carrinha estacionada na garagem. Sabe-se agora que a origem das chamas foi um curto-circuito.

As autoridades apontam como causa provável do incêndio um curto-circuito numa viatura de Jair.

Agora, segundo o Correio da Manhã, Jair terá telefonado por três vezes, em dias diferentes da última semana, a uma amiga a quem revelou detalhes arrepiantes sobre o desaparecimento de São. Durante essas chamadas, feitas poucas horas após os dois terem sido dados como desaparecidos, o homem revelou não só onde estava o corpo da ex-companheira, Conceição, como também confessou como a matou.

As chamadas revelam uma tentativa desesperada de desabafo por parte de Jair, que, segundo apurou o o mesmo jornal, mostrou intenções de pôr fim à própria vida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE