No Hype Market de Coimbra, que este ano celebrou o seu 3.º aniversário na Casa das Artes Bissaya Barreto, entre ilustrações, cerâmicas, trabalhos em madeira, bijuteria e produtos alimentares, destacou-se um projeto muito especial: a marca MA.DA, criada por Cátia Fernandes, arquiteta há oito anos, em homenagem à sua filha Madalena, uma menina de dois anos que sofre de surdez.
O projeto, lançado em dezembro do ano passado, distingue-se pelo cuidado extremo com cada detalhe e pelo valor emocional que cada peça transmite.
“Eu sempre tive o bichinho das missangas, sempre foi um nicho que gostei muito. Também fiz uma formação sobre isso e, depois do desenho e do trabalho que tinha em casa, surgiu a ideia: por que não lançar a marca? A minha filha também me inspirou a que isto acontecesse, para homenageá-la”, explica Cátia Fernandes.
PUBLICIDADE
As peças da MA.DA são 100% artesanais, confeccionadas com minúcia, missanga a missanga, usando uma pequena agulha de mão e linha. Cada detalhe é pensado para resistir à “programação” da produção moderna, valorizando a autenticidade do trabalho manual.
As missangas utilizadas são importadas do Japão, Miyuki originais e de vidro, reconhecidas pela sua qualidade e brilho.
“O cuidado em todas as etapas do processo atribui um valor singular a cada peça. Tento que elas sejam intemporais, adaptáveis a qualquer pessoa e que transmitam a beleza que a minha filha trouxe à nossa vida”, acrescenta Cátia.
No Hype Market, a atenção aos detalhes é evidente: cada brinco demora entre três a seis horas a ser feito, os colares podem levar até quatro dias de trabalho contínuo, e as pulseiras cerca de três horas cada uma.
Os anéis são totalmente personalizáveis, com cores escolhidas pelos clientes. “Para alguém habituada a projetos grandes como arquiteta, trabalhar com missanguinhas tão pequenas é um desafio… mas acaba por ser um tempo de meditação. É muito gratificante”, confessa Cátia, mostrando as suas criações com orgulho.
A personalização é uma das marcas registadas da MA.DA. Os clientes podem contactar a artista diretamente pelo Instagram ou por telefone, e todas as peças podem ser feitas à medida, de acordo com o gosto e a escolha de cores de cada pessoa.
Entre tantos talentos reunidos no Hype Market, o trabalho da MA.DA destaca-se não só pelo requinte das peças, mas pelo significado emocional que carrega: um tributo à filha de Cátia, refletido em cada missanga cuidadosamente colocada à mão.
“Este projeto é mais do que bijuteria; é uma homenagem à Madalena, que é muito especial, assim como o trabalho que aqui apresento”, conclui a arquiteta, emocionando-se ao falar do seu projeto.
PUBLICIDADE