Coimbra

Luzes de Natal vão ser desligadas mais cedo em Coimbra

Zilda Monteiro | 2 anos atrás em 17-10-2022

A iluminação de Natal vai começar a embelezar Coimbra no início de dezembro mas as luzes vão ser desligadas às 23h00, devido às recomendações do Governo com vista à poupança de energia.

PUBLICIDADE

A vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, explicou, na reunião do executivo desta segunda-feira, que a iluminação pública de Natal irá “sofrer cortes significativos”, comparativamente ao ano passado, uma vez que é preciso ter em conta a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82, de 27 de setembro, que recomenda que as luzes sejam ligadas de 6 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, preferencialmente entre as 18h00 e as 24h00. Isso traduz-se num período de iluminação ativa de 192 horas, no máximo.

Como a iluminação pública já tinha sido adjudicada para um período mais alargado, a autarquia decidiu, como explicou Ana Bastos, ligar as luzes mais cedo, no primeiro fim de semana de dezembro, optando por reduzir o período diário de iluminação.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, as luzes vão brilhar entre as 18h00 e as 23h00, tendo em conta que a maioria se encontra sobretudo em zonas comerciais e de serviços. Desta forma, adianta que “o período global de iluminação será de 189 horas, abaixo do valor máximo recomendado pelo Governo e francamente inferior ao período correspondente a 2021, que foi de 320 horas (redução de 41%)”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE