Politécnico

Alunas da ESEC apresentam peça em torno do universo de García Lorca

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-06-2014

Seis finalistas de Teatro da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) apresentam na quinta-feira a peça “Lorca”, em que as alunas “mergulham” na vida e obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.

PUBLICIDADE

O espetáculo junta a vida de García Lorca com as suas composições musicais, poesia, textos surrealistas, dramaturgia e uma peça para robertos (marionetas de luva) do artista que foi morto, aos 38 anos, nos primeiros meses da Guerra Civil Espanhola.

“Consta que um dos carrascos disse que Lorca era mais perigoso com uma caneta do que muitos com um revólver”, sublinhou Ricardo Correia, encenador da peça, explicando que falar do artista espanhol é falar “da arte como espaço de resistência”.

PUBLICIDADE

publicidade

Em fragmentos que percorrem a obra e a vida de Lorca, a peça “trabalha o imaginário” do poeta que “conseguiu criar uma linguagem em que se pode sonhar e não se ter apenas pesadelos”, explicou o encenador.

Em exibição entre quinta-feira e 05 de julho na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, o espetáculo passa por quatro momentos da vida e obra de Lorca.

PUBLICIDADE

“A peça começa com o ato de criar de Lorca. Num segundo momento, conhecemos a vertente mais surrealista do autor, nos tempos em que conviveu com Dali e Buñuel”. Depois, surgirá uma peça de robertos para “enaltecer a visão dele de um teatro acessível para todos”, disse.

O último momento passa-se “na guerra civil espanhola, com músicas compostas por Lorca”, juntamente com um poema e partes do seu último manuscrito, num final “rápido como a vida dele”.

Para Ricardo Correia, a escolha da peça também incide sobre a necessidade de as finalistas, “enquanto criadoras, não serem apenas artistas que fazem porque sim, mas que têm um olhar crítico sobre o que acontece à sua volta”.

Jessica Moreira, uma das seis finalistas presentes na peça, realçou que o artista espanhol “nunca desistiu”.

“Foi à procura dos sonhos e lutou por eles, que é o que também estamos a fazer com este curso”.

Patrícia Almeida, outra das alunas, referiu que trabalhar a obra de Lorca “é enriquecedor”, recordando que, para além da peça, haverá um debate em torno do escritor espanhol, uma série documental, um concerto e a projeção de desenhos do autor.

A peça insere-se no projeto final do 3.º e último ano do curso de Teatro da ESEC, sendo que as alunas estão também responsáveis “por toda a componente da produção, seja nos contactos com imprensa, orçamentos ou cenografia”.

O espetáculo conta ainda com a colaboração da companhia de teatro O Teatrão.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE