Primeira Página

Luna Fest: Faltam dois dias para o grande festival de verão em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 semanas atrás em 04-09-2024

Imagem: Facebook

O Luna Fest, um dos festivais de música mais aguardados do ano, está pronto para quebrar os “muros” da Praça da Canção e agitar toda a cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

De cinema a dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais, o Luna Fest expandirá as suas fronteiras e trará à cidade de Coimbra uma programação diversificada que vai muito além da música. Este é um convite para que todos participem e experimentem a vibrante cultura local, em parceria com algumas das mais prestigiadas instituições culturais da cidade.

De 2 a 7 de Setembro, o Luna Fest toma conta da Lucky Lux com diversos dj sets a decorrer ao longo das tardes. Rui Ferreira é o mentor da Lux Records (editora discográfica portuguesa), sendo também dono da loja de discos conimbricense Lucky Lux e radialista na Rádio Universidade de Coimbra. O Luna Fest uniu-se à Lux Records e vai ter este ano um novo palco: o Palco Lux, com a atuação de nove artistas nacionais.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 4 de Setembro, pelas 18:30, no Grémio Operário de Coimbra, Paul Oak convida Pedro Renato (Belle Chase Hotel). Out of His Head, disco de estreia de Paul Oak, é um trabalho introspectivo que explora as estranhas formas de sentir e viver. Com seis faixas que combinam harmonia e melodia de forma sublime, o álbum convida os ouvintes a uma viagem emocional, onde acordes simples, mas carregados de emoção, podem evocar sorrisos, arrepios e até uma nostalgia agridoce. O disco foi produzido por Paulo Jacob (Bodhi, 5ª Punkada) e lançado pela Lux Records.

No mesmo dia, pelas 21:30, haverá mais dois concertos a decorrer no Salão Brazil (em parceria com o Jazz ao Centro Clube/ Salão Brazil): Cariño Muerto e Chuascape. Cariño Muerto é um trio movido por ondas sonoras difíceis de catalogar e com uma carismática presença em palco, têm tanto da movida madrilena dos 80’s como da electrónica e experimentalismo de uns Suicide, do minimalismo de uns Young Marble Giants ou dos ritmos exóticos da cumbia. Chuascape é o projeto a solo de Pedro Chau (The Parkinsons/ Ghost Hunt).

PUBLICIDADE

De 6 a 8 de setembro irá decorrer uma série de Meet & Great e dj sets no Coolaboola que irá proporcionar a reunião de vários artistas e dj’s com os fãs e o público em geral neste icónico espaço situado na Praça do Comércio.

No dia 6 de setembro, haverá os concertos dos portuguesas The Twist Connection, M’as Foice e The Legendary Tigerman e dos mexicanos Carrion Kids, com raízes no Punk, Post-Punk e Garage Rock com um som impulsionado por guitarras estridentes e uma base sólida e agressiva, a banda post-punk britânica Theatre of Hate, a norte-americana Lene Lovich com ligações ao New Wave e os britânicos The Psychedelic Furs, uma das bandas mais influentes na cena musical dos anos 80, tendo-se afirmado por entre êxitos como “Love My Way”, “Heaven”, “The Ghost In You” e “Heartbreak Beat” e, claro está, “Pretty In Pink”.

No sábado, pelas 16:00, nas Escadas do Quebra Costas, irá decorrer uma performance teatral em parceria com o Coimbra IMPRO, grupo que se dedica ao Teatro de Improviso, um dos mais fascinantes géneros performativos em todo o vasto universo contemplado pelas artes vivas contemporâneas.

Na segunda noite do Luna Fest, vão acontecer os concertos dos portugueses Birds Are Indie, Selma Uamusse e Belle Chase Hotel e o resto do cartaz será composto pelos britânicos Johnny Throttle, uma espécie de ‘supergrupo’ de punk rock, com membros dos The Parkinsons, Lucy & The Rats e The Gaggers, Natty Bo & The Top Cats com o melhor e mais original Ska Jamaicano, Rocksteady & Reggae do sul de Londres, Kid Congo and The Pink Monkey Birds (antigo guitarrista dos Cramps, Nick Cave and the Bad Seeds e Gun Club) para apresentar o novo disco That Delicious Vice lançado pela In The Red Records e ainda o cantor, compositor e guitarrista norte-americano Jon Spencer, nome incontornável na história do rock’n’roll, talvez o último símbolo e referência viva do que é o cru e verdadeiro “Rock´n´Roll.

A última noite do festival, 8 de setembro, sofreu uma alteração no cartaz. Devido a um acidente de Adolfo Luxúria Canibal, que implica uma intervenção cirúrgica, os Mão Morta estão impedidos de realizar o concerto no Luna Fest. Essa noite conta com os concertos dos portugueses So DeaD e Club Makumba e os internacionais DEADLETTER, banda pós-punk britânica, o duo da Catalunha LA ÉLITE com influências que vão do punk rock da década de 1980, o new wave à música eletrónica, Weird Omen, um trio francês de formação atípica, da nova geração de Garage Psicadélico e os The Gories de Detroit, banda garage-punk, considerados “a melhor banda de garagem da América desde os anos 60” por Jack White.

Nestes 3 dias de festival, o Luna Fest promete música logo após os concertos e até às 4:00 com os DJ Sets de KICK IT – Rock’n’Roll Dance Club, Eduardo Pinela e The Ema Thomas.

O espírito do Luna Fest faz-se sentir desde 30 de Agosto, com uma série de eventos culturais que prometem envolver a comunidade e os visitantes numa celebração multidisciplinar única.

Pode adquirir os bilhetes aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE