Política

Luís Montenegro acusa PS de “lançar para o ar” regionalização sem projeto

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 27-02-2024

Imagem: Facebook

O presidente do PSD acusou hoje o PS de “lançar para o ar” a regionalização, sem um projeto concreto de competências e financiamento, realçando que isso não está no programa da AD para esta legislatura.

PUBLICIDADE

“Nesta fase aquilo que eu acho que é importante para o país é perceber e aprofundar o processo de descentralização que foi feito da administração central para a administração local e intermunicipal, fazer uma avaliação disso e depois então ter uma discussão profunda”, afirmou Luís Montenegro, em resposta aos jornalistas, em Elvas, no distrito de Portalegre.

“Agora, lançar temas para o ar só porque na campanha eleitoral, por assim dizer, é giro lançar esses temas não é a minha forma de estar na política”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Quanto a um eventual novo referendo sobre regionalização, Luís Montenegro realçou que a Aliança Democrática (AD), coligação entre PSD, CDS-PP e PPM, não tem isso no seu programa eleitoral para esta legislatura.

O presidente do PSD foi questionado sobre este assunto durante uma visita à Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul e, dirigindo-se ao jornalista que lhe fez a pergunta, retorquiu: “Sobre esse tema, deixe-me dizer que nós não podemos discuti-lo no ar. Você conhece qual é o projeto do PS?”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Conhece? Eu não conheço. A divisão administrativa do país e a criação de órgãos políticos deve ser arquitetada na base de competências próprias, na base de um sistema de financiamento próprio. Lançar uma ideia para o ar é fácil, mas demonstrar que a sua execução é viável e demonstrar que há instrumentos de ganho e benefício para as pessoas é mais difícil”, acrescentou.

Segundo Luís Montenegro, “há um pensamento sobre uma divisão regional, um chamado mapa – isso há, e até está mais ou menos estabilizado –, mas não há sobre as competências e o financiamento de um novo órgão de intervenção política”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE