Economia

Lucro da Semapa cai 52%

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 30-08-2013

O lucro da Semapa caiu no primeiro semestre deste ano 52,3% para 39,3 milhões de euros em relação ao período homólogo, o que resulta de uma quebra no EBITDA e um agravamento dos resultados financeiros, anunciou hoje a empresa.

PUBLICIDADE

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Semapa atribuiu a quebra nos resultados líquidos à redução do resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) em cerca de 26,6 milhões de euros, ao acréscimo das amortizações e perdas por imparidade, no valor de 4,1 milhões de euros e ao agravamento dos resultados financeiros face ao período homólogo.

Nos primeiros seis meses, o volume de negócios consolidado aumentou 4,5% relativamente ao período homólogo de 2012, para 989,8 milhões de euros, sendo este aumento explicado essencialmente pela consolidação adicional de 49% da Secil a partir do segundo trimestre de 2012.

PUBLICIDADE

O negócio da pasta e papel, o mais importante do grupo, aumentou o volume de vendas em 1,8% até junho, atingindo os 756,1 milhões de euros.

Também o negócio da energia, que foi positivamente influenciado pela consolidação da Soporgen, empresa de cogeração de gás natural no complexo industrial da Figueira da Foz, após a aquisição dos remanescentes 82% do capital social à EDP, no início de 2013, permitiu um crescimento global das vendas.

PUBLICIDADE

Já o volume de negócios da área de cimentos foi de 233,5 milhões de euros, representando uma quebra de 3,2% face ao período homólogo do ano anterior, devido à diminuição do volume de negócios nas operações em Portugal e do segmento de cimento em Angola.

No primeiro semestre de 2013, os resultados financeiros registaram um agravamento de 19 milhões de euros face ao período homólogo anterior, situando-se nos 41,5 milhões de euros negativos.

Já a dívida líquida consolidada totalizava no final de junho 1.420,8 milhões de euros, o que representa uma redução de 32,2 milhões de euros face ao valor apurado no final do exercício de 2012.

Os títulos da Semapa fecharam hoje a perder 1,71% para os 6,68 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE