A organização do LouzanTrail 2026 anunciou o cancelamento da prova, que seria uma das maiores edições de sempre, com mais de 1400 atletas inscritos, após um ano de pausa.
Nas últimas semanas, as intempéries que afetaram o país provocaram danos significativos nos trilhos e nas infraestruturas naturais da região, alguns deles até irreparáveis sem uma intervenção profunda. Apesar do esforço conjunto com o Município para recuperar os percursos afetados, não seria possível garantir a realização do evento com as condições de segurança e qualidade exigidas.
A organização sublinha que a decisão segue o princípio de priorizar a segurança de atletas, voluntários e equipas, afirmando que “o trail ensina-nos a respeitar a natureza e, quando ela fala mais alto, temos de saber parar”.
PUBLICIDADE
Relativamente às inscrições, os atletas têm duas opções: Solicitar o reembolso do valor pago (75% do montante, descontadas as despesas da plataforma de inscrições) o Transferir a inscrição para a edição de 2027, marcada para os dias 6 e 7 de março, caso não solicitem o reembolso até 8 de março de 2026, através do email louzantrail2000@gmail.com.