Desporto

Louzanskyrace: Elite mundial não desilude e enche a Lousã de recordes

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-09-2022

Este fim-de-semana (3 e 4 de setembro) a Serra da Lousã foi palco da Louzanskyrace, prova organizada pelo Montanha Clube, e que integra o Skyrunner® World Series. A elite nacional e mundial respondeu à chamada com uma chuva de recordes, que elevaram o nível competitivo dos três percursos.

PUBLICIDADE

Provas desafiantes, um cenário único, em perfeita comunhão com a natureza e as gentes da Serra da Lousã, num evento com uma qualidade organizativa e desportiva já reconhecida nacional e internacionalmente, deixavam antever que o Louzanskyrace tinha tudo para ser um sucesso. E a elite mundial não desiludiu. Não só respondeu à chamada, como brindou o evento com recordes.

A prova principal, com um percurso de 25 km e 2250 metros de desnível positivo, que passou pelas aldeias da Silveira, Cerdeira e Franco, viu os três primeiros classificados a fazerem melhor do que o anterior recorde da Louzanskyrace. O primeiro a cortar a meta foi o espanhol Juan Oller, que fixou então o novo melhor tempo deste percurso em 2h37m18s.

PUBLICIDADE

O atleta, estreante na prova, no circuito e a competir pela primeira vez no nosso país, não escondeu a vontade de regressar: “Espetacular a prova, incrível o percurso e a organização, vou sem dúvida voltar!”. Os também espanhóis Ismail Razga e Ander Inara completaram o pódio, respetivamente na segunda e terceira posições, com as marcas de 2h39m09s e 2h41m01s.

Do lado feminino, a disputa foi entre a francesa Noemie Vachon e a espanhola Ainara Urrutia. A espanhola dominou até aos 19 km, mas a francesa acabaria por alcançá-la e depois foi taco a taco até à meta, com quedas pelo meio, que não detiveram a vontade de vencer destas estreantes competidoras no nosso país. Noemie Vachon levou a melhor e cortou a meta em primeiro lugar, com o tempo de 3h11m43s, com menos de um minuto de diferença para Ainara Urrutia, que terminou na segunda posição, com o tempo de 3h12m10s. “As subidas são muito duras e as descidas muito técnicas, mas consegui desfrutar de todo o percurso e estou muito contente com esta vitória”, disse a francesa, à chegada à meta. Completou o pódio a espanhola Anna Bonel, com o tempo de 3h17m20s.

PUBLICIDADE

publicidade

A Louzanskyrace Mini, de 16 km e 1500 metros de desnível acumulado, com passagem pelas aldeias da Silveira e Cerdeira, também viu o vencedor, o espanhol Nicolás Garrido, a estabelecer um novo recorde do percurso, fixando-o em 1h48m55s. O espanhol já é experiente na prova, que realizou três vezes. “A prova foi mais dura do que há 2 anos [terminou no 3.º lugar], acabei por ir muito tempo sozinho. Gostava de ter visto mais gente em prova, mas, por outro lado, na cerdeira, como já ia com 10 minutos de avanço, acabei por desfrutar muito da descida, que é muito bonita. Adoro vir a Portugal fazer esta prova e a comida [risos]”, comentou à chegada.

Do lado feminino, a vencedora em título e detentora do recorde, Célia Neto, era claramente uma das candidatas à vitória, que conquistou, sem melhor o seu melhor tempo, mas que não se pense que foi sem superação pessoal que a campeã feminina cortou a meta. “Foi a segunda prova que realizei depois de uma lesão muito grave. Por isso, para mim não é importante o tempo que fiz, mas sim estar aqui. Fiquei 15 dias sem andar, há dois meses estava a entrar no hospital de cadeira de rodas e agora estou aqui”, partilhou com a emoção a tomar-lhe conta da voz.

O evento incluiu ainda, no sábado, 4 de setembro, a Louzan1000, prova que se realiza desde 1999, e que este ano, integrada a Taça de Portugal de Skyrunning – Km Vertical, voltou a ligar a vila da Lousã ao Trevim em 7 km de distância com 1000 metros de desnível. O primeiro a completar a ligação foi Tiago Ferreira, que gastou 49m57,09s, nesta que foi a sua estreia na prova. “Costumo dedicar-me mais ao trail, mas queria ter uma experiência em km vertical, por isso vim à Lousã e adorei. Na parte inicial, composta pelos primeiros 3 km, foi onde mais sofri”, destacou.

Do lado feminino, foi Sara Pedrosa, repetente no percurso, a primeira a cortar a meta, terminando com a marca de 1h01m23s. Gosto muito deste tipo de desafios, gosto de subir e é tudo uma questão de gestão. Não foi a primeira vez que fiz esta prova. Em 2018 quando estava a dar os primeiros passos no Trail aventurei-me no Louzan 1000 “, contou.

A organização da LOUZANSKYRACE não podia estar mais satisfeita com o evento 2022. “A vila da Lousã, durante o fim-de-semana, acolheu de forma soberba todos os atletas que se deslocaram à prova. Com uma percentagem cada vez mais elevada de estrangeiros, e com várias repetições nacionais, a Serra da Lousã afirma-se cada vez mais no panorama de skyrunning português. A organização agradece a todos os parceiros, patrocinadores, voluntários e atletas a presença e o apoio. Mais do que a Organização, são eles que fazem a LOUZANSKYRACE”. Comentou a organização.

Os resultados completos podem se consultados aqui: https://resultados.stopandgo.pro/733/Individual

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE