Coimbra

Lousã vence “Programa Desportivo do Ano”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-03-2019

O Município da Lousã esteve ontem em destaque no seminário promovido pela Cidade Social – Municípios Amigos do Desporto, que decorreu no Luso, tendo sido o Concelho com mais distinções, nomeadamente na categoria “Programa Desportivo do Ano”, onde nos três premiados, dois são projetos do Concelho e também na categoria “Instalação Desportiva do Ano”, onde a Piscina Municipal recebeu uma menção de “Instalação Desportiva Recomendada”.

PUBLICIDADE

A categoria “Programa Desportivo do Ano” foi dominada pelas candidaturas apresentadas pelo Município da Lousã, nomeadamente o projeto LouzanPark que nasceu da necessidade de potencializar uma das principais vertentes desportivas e de lazer que o Concelho apresenta, nomeadamente as atividades de natureza.

Este projeto, promovido pelo Montanha Clube, consiste, assim, numa estrutura composta por diversos Percursos Pedestres, Percursos de BTT nas suas diversas modalidades (Downhill, Cross Country e Enduro), trilhos de Trail, percursos de Todo o Terreno Turístico, infraestruturas para a prática de Parapente, entre outras destinadas para diversas atividades de natureza, bem como de recursos humanos especializados.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde a sua implementação, este projeto tem acolhido um variado conjunto de eventos desportivos nacionais e internacionais, como seja o Campeonato da Europa de Downhill, Campeonatos Nacionais de Enduro – Motas, Enduro – BTT, Campeonato Nacional de Trail, provas de Parapente, entre outros.

PUBLICIDADE

Já o programa “Lousã: Exercício e Saúde”, tem como objetivo tornar a população mais ativa e generalizar a prática desportiva, contribuindo significativamente para hábitos de vida saudáveis e consequente qualidade de vida.

Com este programa, que pretende levar a que cada vez mais pessoas pratiquem atividade física regular, nomeadamente o desporto informal e recreativo, a autarquia pretende, ainda, promover momentos de convívio e socialização entre os participantes.

Este programa decorre ao longo do ano com atividades regulares como os projetos “Lousã a Mexer – Marcha e Corrida”, “Lousã a Mexer +”, “Toque e Tom” e o programa de Caminhadas, mas, também, com atividades pontuais, como o “Lousã Saudável” e o “Encontro de Gerações”.

De destacar, ainda, que, no âmbito deste concurso, na categoria “Instalação Desportiva do Ano”, a Piscina Municipal que, ao longo dos anos tem acolhido milhares de utilizadores, recebeu a menção de “Instalação Desportiva Recomendada”.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “estas distinções são importantes e ilustrativas do trabalho de qualidade promovido no Concelho, nomeadamente pela Autarquia e pelas entidades parceiras e devem constituir um estímulo adicional para continuarmos a promover medidas e ações que promovam os hábitos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE