Coimbra

Lousã suspende Orçamento Participativo deste ano

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-05-2020

No seguimento de outras decisões similares, o Executivo Municipal aprovou, ontem, por unanimidade a suspensão da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP), uma iniciativa que se tem revelado como uma importante ferramenta de participação dos cidadãos na gestão do Município.

PUBLICIDADE

Esta decisão fica a dever-se à atual situação de pandemia motivada pela COVID-19 e a todos os condicionamentos a ela associados, que resultarão no manifesto impedimento ou disponibilidade para o envolvimento dos Lousanenses nas diferentes fases do Orçamento Participativo.

PUBLICIDADE

publicidade

De referir que o valor que estava previsto para o Orçamento Participativo – 70 000€ – a exemplo do que já aconteceu com o orçamento previsto para a Feira Anual de São João e para a classificativa do Rally de Portugal, será investido nas diversas necessidades para o combate à pandemia e aos efeitos diretos e indiretos da mesma na comunidade.

Neste âmbito, importa referir que, só nas medidas de apoio já implementadas, nomeadamente nos apoios sociais diretos, apoio a Instituições, aquisição de equipamentos de proteção individual e cedências de equipamentos, foi já efetuado, por parte da Autarquia, um investimento de mais de 160 000€, valor que já ultrapassa o investimento previsto para os eventos já cancelados (Rally e Feira Anual de São João).

PUBLICIDADE

Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, “esta é uma medida que se vem juntar a outras que tiveram que ser já assumidas. O Orçamento Participativo – cujo regulamento estava a ser alvo de uma atualização para potenciar a participação mais substantiva dos Munícipes – será retomado logo que seja possível. 

No que respeita ao projeto vencedor do ano de 2019 – Aqua Lousã – que se encontrava a ser analisado e redefinido devido à destruição causada pelas intempéries do passado mês de dezembro no local para onde este projeto está previsto – Praia Fluvial da Sra. da Graça – a sua implementação será iniciada logo que a intervenção geral necessária neste local tenha inicio.

Nesta fase, o Município da Lousã reforça o apelo a toda a população para que adote comportamentos responsáveis e cumpra as recomendações das Autoridades. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE