Região

Lousã: Serpins lança petição para reabertura da Extensão de Saúde

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-01-2023

 A Junta de Freguesia de Serpins, no concelho da Lousã, vai lançar na segunda-feira uma petição a pedir a reabertura da Extensão de Saúde daquela vila e uma melhor resposta do centro de saúde na sede do município.

PUBLICIDADE

“Apesar de todos os esforços que temos vindo a desenvolver com a Câmara Municipal da Lousã, entendemos avançar com esta forma de manifesto”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Paulo Simões, citado em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A Extensão de Saúde de Serpins encontra-se encerrada há cerca de três anos, aquando do início da pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca apela “à participação ativa de todos”, para que seja possível reunir 7.500 assinaturas, por forma a garantir que o assunto seja discutido na Assembleia da República.

Segundo a nota de imprensa enviada à agência Lusa, a petição pode ser assinada nos serviços administrativos da Junta de Freguesia de Serpins, nas instalações do jornal A Voz de Serpins e na sede do Jornal Trevim.

PUBLICIDADE

De acordo com a Junta de Freguesia, a petição estará também disponível ‘online’.

O documento realça que o Centro de Saúde da Lousã, no distrito de Coimbra, “apresenta grandes dificuldades em responder a todas as solicitações da população deste concelho e, em particular, aos utentes da Freguesia de Serpins, que se vêm muitas vezes privados do acesso aos cuidados de saúde primários”.

A Extensão de Saúde de Serpins, encerrada há cerca de três anos, “servia cerca de 1.800 utentes, sendo na sua maioria população sénior, com mais de 65 anos”.

“Após cerca de três anos de interrupção do serviço de saúde, é fundamental a reabertura de atendimento à população de Serpins. Por isso, exigimos uma solução urgente para garantir que a Extensão de Saúde de Serpins volte a funcionar e que o Centro Saúde da Lousã responda às necessidades da população do concelho”, defendem os peticionários.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE