Região

Lousã: Projeto RECINCLUSA quer unir a inclusão à sustentabilidade ambiental

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-07-2021

O projeto RECINCLUSA – Reciclagem pela Inclusão, pretende ocupar pessoas com deficiência/incapacidade, aproveitando as suas capacidades, no exercício de uma atividade promotora de autoestima, inclusão social e autodeterminação, defende a associação.

PUBLICIDADE

Este projeto, desenvolvido por utentes do CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (antigo CAO), em estreita articulação com a Câmara Municipal da Lousã e com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, teve o seu início através da aprovação de um projeto apresentado pela ARCIL ao Programa Fidelidade Comunidade cujo financiamento permitiu adquirir os equipamentos necessários para o início do funcionamento. No 1º semestre deste ano, foi renovado o Acordo de Parceria com a Câmara Municipal da Lousã, explica a organização.

Atualmente, o projeto funciona na Zona Industrial dos Matinhos, onde recolhe papel, cartão e misturas de embalagens de plástico, procedendo à sua separação e prensagem para posterior encaminhamento para a ERSUC. As recolhas cobrem todo o concelho da Lousã no que respeita a serviços, comércio e empresas, podendo também ser entregues os materiais nas suas instalações.

PUBLICIDADE

publicidade

O RECINCLUSA trabalha diretamente com o pequeno e médio retalho, num total de 80 lojas, 10 empresas e algumas associações, prevendo-se que este mercado empresarial possa aumentar, nos próximos tempos. É um projeto facilitador que, para além da sensibilização contínua para as boas práticas de reciclagem, contribui para o escoamento rápido dos resíduos acumulados, libertando tempo e recursos às empresas, dessas preocupação e tarefas.

Para aderir, pode entrar em contacto através do email arcil.recinclusa@arcil.org ou do telefone 939 320 888.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE