Primeira Página

“Lousã, onde todos os caminhos se unem para celebrar o Natal”

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 28-11-2023

“Lousã, onde todos os caminhos se unem para celebrar o Natal” é o mote que a Câmara Municipal da Lousã usou para o Programa de Natal 2023 que foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Com atividades para todos os gostos e idades, um dos momentos em maior destaque é dedicado aos mais pequenos, no dia 16 de dezembro, a partir das 16h com o “Desfile e Chegada do Pai Natal” que vai percorrer as ruas da Vila e terminar no Jardim dos Paços do Concelho para uma sessão de fotos e animações variadas.

PUBLICIDADE

Incluído no Programa está o “Sorteio de Natal – Lousã Comércio ComVida”, organizado em parceira com a Associação Empresarial Serra da Lousã e que terá um prémio final de 3.000€, sorteado no dia 8 de janeiro, às 17h, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 30 de novembro, será o lançamento simbólico da época natalícia, com o “Acender das Iluminações de Natal”, que decorrerá às 18h.

De 1 de dezembro a 7 de janeiro, o “Natal no Candal” ilumina a Aldeia do Xisto do Candal e conta com a dinamização de várias iniciativas, numa organização da Associação de Convívio e Melhoramentos do Candal.

PUBLICIDADE

Ainda a 1 de dezembro, decorre o “Mercado de Natal da Princesa Peralta”, das 10h às 19h, no Mercado Municipal da Lousã, uma organização da Associação Cultural Princesa Peralta da Lousã.

A 2 de dezembro, Mafalda Teixeira dinamiza o “Workshop Funny Cook – receitas natalícias” a partir das 16h, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

Já de 2 a 30 de dezembro, os mais pequenos têm um “Cantinho de Histórias do Pai Natal” dedicado a si na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. 

A 3 de dezembro é a vez da Associação Efeit’Ardósia apresentar, com a Companhia de Teatro Barraca Preta a peça A casa das bonecas, o violino e o burlão”, às 16h, no Salão da Sociedade Filarmónica Lousanense.

De 8 a 9 de dezembro, das 16 às 20h, no Espaço Cura em Serpins, a Música Portuguesa a Gostar Dela Própria organiza “O fim de semana que o roubo do sino despertou” – vídeos, conversas, contadores de histórias e concertos.

Ainda a 9 de dezembro, a partir das 10h, o Mercado Municipal será animado pela “Estátua Viva – O Duende da Floresta” e pelo “Grupo de Concertinistas da Lousã”, que andará, também, pelas ruas da Vila.

A 10 de dezembro, o Adro da Igreja Matriz da Lousã recebe o “Mercadinho de Natal da Paróquia da Lousã” das 10h30 às 16h, que terá a animação do “Grupo de Concertinas da Lousã” às 11h e às 16h. Este evento é dinamizado pela Fábrica da Igreja.

A 16 de dezembro, além do momento alto com o Desfile e Chegada do Pai Natal, o dia decorre sobe o lema “O Natal na nossa Vila” e começa às 10h com “Animação pelas Ruas da Vila”. Às 14h, é a vez do “IV Festival de Patinagem Artística – The Greatest Showman”, organizado pela Secção de Patinagem – CDL. Às 15h30, a Pedrinhas – Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural traz-nos ”Histórias inclusivas”, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. O dia termina às 21h, com o “Concerto de Natal da Sociedade Filarmónica Lousanense”, na Igreja Matriz da Lousã.

17 de dezembro é mais um dia preenchido, e começa com desporto, das 10h às 17h, no Pavilhão Municipal nº1, com o “Open de Judo” organizado pela Federação Portuguesa de Judo, Associação Distrital de Judo de Coimbra e Montanha Clube – Secção de Judo. Às 15h, no Candal, Associação de Convívio e Melhoramentos do Candal organiza várias atividades, nomeadamente “Teatro e a Chegada do Pai Natal” e às 16h, na Igreja de Sta Lúzia nas Gândaras, a Orquestra Ligeira das Gândaras apresenta o “Concerto de Natal – Orquestra Ligeira das Gândaras”.

De 18 a 22 de dezembro, nos estabelecimentos escolares do Concelho, decorre a “Oferta de Livros da C.M. da Lousã aos alunos do pré escolar e 1º Ciclo e as Festas de Natal nas Escolas do Concelho” uma organização em parceria da Autarquia, com o Agrupamento de Escolas da Lousã e as Associações de Pais.

Ainda a 22 de dezembro, é a vez do Coro Lausus apresentar o “Concerto de Natal – Coro Lausus”, que tem lugar às 21h, na Igreja Matriz da Lousã.

A 23 de dezembro, as ruas da Vila ganham animação a partir das 10h com “Pai Natal Orquestra”, pela Companhia Encerrado para Obras, e a partir das 14h30, será a “Descida de Natal – Todos Juntos num só Trilho – BTT, Trail, Judo, Parapente, Caminheiros e Motos”, uma organização do Montanha Clube e que é um evento solidário a favor da “Casa das Cores” da ARCIL.

Como em todos os períodos de pausa letiva, a Autarquia organiza as “Férias Ativas”, desta vez de 26 a 29 de dezembro e 2 de janeiro.

Já em 2024, a 7 de janeiro, pelas 16h, na Igreja de Serpins, é a vez do “Concerto pela Paz” da Associação Filarmónica Serpinense e a finalizar o Programa de Natal, a 12 de janeiro, às 21h, na Igreja Matriz da Lousã, decorre o “Concerto de Reis do Agrupamento de Escolas da Lousã”.

Para Luís Antunes, Presidente da Autarquia, “apresentamos um Programa de Natal diversificado, com teatro, música, desporto, animação, iluminações de Natal, de forma a proporcionar aos Lousanenses e aos muitos visitantes que recebemos nesta altura uma experiência diferenciadora, mas também como incentivo à economia local, que tem nesta Quadra uma oportunidade reforçada de negócio”. Luís Antunes concluiu dizendo que “este investimento da Autarquia se enquadra na política de realização de eventos que tem apresentados resultados notórios quer na dinamização cultural do Concelho, mas também na atratividade e capacidade de captação turística da Lousã”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com