Coimbra

Lousã investe 760 mil euros na regeneração urbana do centro da vila

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-01-2020

Lousã investe 760 mil euros na regeneração urbana do centro da vila

A Câmara da Lousã vai investir 760 mil euros em duas empreitadas de regeneração urbana de várias ruas e de uma praça do centro desta vila do distrito de Coimbra, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

As obras contemplam a repavimentação total das áreas abrangidas, com a criação de 25 novos lugares de estacionamento, informa, em comunicado, o município presidido por Luís Antunes.

Estão igualmente projetados “o redimensionamento de passeios e zonas de circulação pedonal, a instalação de mobiliário urbano e a criação de espaços verdes e arborização”, acrescenta.

PUBLICIDADE

“Estas são intervenções importantes que se inserem na estratégia de regeneração urbana definida pelo executivo e que têm como objetivos reforçar a qualidade de vida e atratividade da vila da Lousã”, afirma o autarca, citado na nota.

A primeira empreitada começa no dia 13 e decorrerá de forma faseada na praça Luís de Camões e na rua Henrique Figueiredo, tendo uma duração prevista de 120 dias.

PUBLICIDADE

publicidade

Representa um investimento de 300.602,69 euros, com uma comparticipação comunitária de 195.391,75 euros.

A segunda empreitada significa um investimento de 459.063,29 euros, com uma comparticipação de 230.688 euros da União Europeia, e compreende a avenida São Silvestre e a rua António Batista de Almeida, tendo uma duração prevista de 140 dias.

Integradas no Plano Estratégico para a Regeneração Urbana (PERU), estas obras “significam, também, um investimento financeiro da autarquia relevante”, enfatiza Luís Antunes.

As intervenções envolvem a praça Luís de Camões, nas traseiras do Tribunal, junto ao Mercado Municipal e ao edifício onde em 2019 passou a funcionar a Escola Profissional da Lousã, após ter mudado de instalações.

As obras abrangem ainda as ruas Eugénio Lemos e Henrique Figueiredo (que foram presidentes da Câmara no início e nos últimos anos da ditadura do Estado Novo, respetivamente), a avenida São Silvestre e a rua António Batista de Almeida (professor primário e republicano, que dirigiu a extinta Cantina Escolar Correia de Seixas).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE