Vamos

Lousã entra na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Notícias de Coimbra | 28 minutos atrás em 16-09-2025

 O Teatro Municipal da Lousã, no distrito de Coimbra, e o Centro Cultural do Redondo, no distrito de Évora, foram incluídos na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), anuncia um aviso publicado hoje no Diário da República(DR).

O aviso n.º 22877/2025/2 publicado no DR, assinado pelo diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, enuncia os dois novos equipamentos credenciados na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, que vêm somar-se aos 101 equipamentos culturais já existentes no país.

As credenciações do Teatro Municipal da Lousã e do Centro Cultural do Redondo foram homologadas pelo secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, respetivamente nos passados dias 06 e 10 de setembro.

PUBLICIDADE

Dos 101 equipamentos culturais da RTCP, como auditórios municipais, casas de cultura, teatros e cineteatros, centros culturais e centros de artes, 39 obtiveram apoio para programação entre 2022 e 2025.

A RTCP foi criada em 2020 para combater as assimetrias regionais e para fomentar a “coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”, segundo a tutela.

Entre outros equipamentos culturais incluídos nesta rede contam-se o Cineteatro Messias, na Mealhada, o Auditório João David Marques Pinheiro (no Ateneu Artístico Vilafranquense), em Vila Franca de Xira, o Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, o Teatro Independente de Oeiras, o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, o Cineteatro de Alcobaça, o Teatro das Figuras, em Faro, o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, o Teatro Municipal de Ourém, o Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada (Açores), o Centro Cultural de Paredes de Coura, o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal (Madeira), o Centro Cultural de Lagos e o Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

No final de agosto, o programa plurianual de apoio à programação para os equipamentos culturais da RTCP abriu com uma dotação de 24 milhões de euros a aplicar entre 2026 e 2029.

O anúncio de abertura deste programa foi publicado em 26 de agosto, em DR, cerca de três meses depois do prazo limite que estava estabelecido para maio, de acordo com a declaração anual de apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes) para 2025.

Segundo o aviso, tratava-se de um “concurso limitado” para a apresentação de candidaturas ao programa de apoio à programação da RTCP, nas áreas das artes performativas (como circo, dança, música, ópera e teatro), das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), de cruzamento disciplinar e também nas áreas do cinema e audiovisual.

O financiamento global é de 24 milhões de euros para um ciclo plurianual de 2026 a 2029, uma vez que o programa anterior dizia respeito ao ciclo 2022-2025 com a mesma dotação orçamental.

Este apoio financeiro é concedido às entidades gestoras dos equipamentos culturais credenciados da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE