Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Lousã é o 2.º Município mais sustentável de Portugal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-11-2018

O Município da Lousã foi hoje galardoado como o 2.º município mais sustentável do País, no âmbito do Galardão ECOXXI, instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), numa cerimónia que teve lugar em Estarreja.

PUBLICIDADE

O município de Guimarães é o mais sustentável de 2018, alcançando a melhor pontuação no programa ECOXXI, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), destinada a premiar as boas práticas e políticas ambientais dos municípios portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta edição a candidatura da Lousã, voltou a melhorar a sua pontuação, subindo – em relação à edição anterior – um lugar na tabela e obtendo a sua melhor classificação de sempre, consolidando a sua posição no patamar mais elevado deste galardão, onde só conseguiram chegar 7 municípios (Guimarães, Lousã, Loulé, Águeda, Alfandega da Fé, Loures e Pombal).

De acordo com os dados apresentados, o índice médio ECOXXI obtido foi de 65%, mais três pontos percentuais do que em 2017, o que leva os responsáveis pelo programa a concluir que os municípios portugueses estão mais sustentáveis.

PUBLICIDADE

“Ao fim deste tempo olhamos para os municípios ECOXXI e encontramos territórios mais ordenados, concelhos mais capazes para se adaptarem às alterações e às pressões climáticas, sociais e económicas que todos os dias nos colocam novos desafios, comunidades mais próximas mais participativas e locais onde as pessoas se sentem felizes e querem continuar a viver”, disse José Archer, presidente ABAE.

O mesmo responsável comparou o ECOXXI a uma “bússola”, adiantando que este instrumento permite “medir o progresso e o desempenho que cada município tem em cada ano, neste caminho da sustentabilidade”.

Em 2018, foram submetidas 50 candidaturas (menos três do que em 2017) e 94% dos candidatos (47 municípios) alcançou índices acima dos 50%, limite para a atribuição da bandeira verde.

A grande maioria dos municípios candidatos obteve um índice ECOXXI compreendido entre 60% e 79%.

A certificação de sistemas de gestão e a qualidade do ambiente sonoro são os dois indicadores onde os municípios têm mais dificuldade em pontuar, com uma média abaixo dos 50%.

Em sentido contrário, os índices com melhores pontuações são a qualidade da água para o consumo humano, a informação disponível para os munícipes e a conservação da natureza e biodiversidade.

Na edição de 2018 do programa, dois municípios candidataram-se pela primeira vez (Lages das Flores e Vila Nova de Poiares), enquanto Bragança, Celorico da Beira, Lousada, Vila Nova de Gaia e Oeiras não renovaram a sua candidatura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com