Coimbra

Lousã adia festas primaveris da Senhora da Piedade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-03-2020

 

 

O programa dos festejos da Senhora da Piedade, que atrai habitualmente milhares de pessoas à Lousã na primavera, foi adiado para datas a anunciar, informou hoje a organização.

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada esta semana pela Irmandade de Nossa Senhora da Piedade, face à evolução da pandemia da covid-19, disse uma fonte da instituição à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

As celebrações em honra da padroeira deste concelho do distrito de Coimbra deveriam começar no dia 26 de abril e prolongar-se até 24 de maio, em função da festa móvel da Ascensão, marcada este ano no calendário litúrgico para 21 de maio.

Na terça-feira, a Mesa da Irmandade comunicou a suspensão do programa religioso e profano a seis bandas filarmónicas que tinham participação em procissões e espetáculos, nos dias 26 de abril, 16, 17, 21 e 24 de maio.

PUBLICIDADE

“É impossível a realização das tão desejadas festas (…) enquanto vivermos neste estado de ansiedade e alerta”, refere na carta, a que a Lusa teve acesso e que foi enviada também a outros artistas, bem como às empresas responsáveis pelo fogo-de-artifício, iluminação e som.

A organização adianta que não pode, para já, “avançar com outra calendarização”, o que fará “logo que se verifiquem as necessárias condições”.

Estas festas reúnem todos os anos milhares de pessoas, incluindo de outros pontos do país, o que no passado justificava um comboio especial entre Lisboa e Lousã, tirando partido do ramal ferroviário, encerrado há 10 anos.

Na terça-feira, o acesso ao complexo turístico e religioso da Senhora da Piedade, em plena Serra da Lousã, a quase três quilómetros da vila, foi encerrado a partir do lugar do Cabo do Soito, impedindo a circulação de veículos e a pé.

Em Portugal, até hoje, há 43 mortes provocadas pela pandemia, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infeções confirmadas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE