Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Lorvão tem um museu que nunca abriu! Passaram 2 anos.

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-06-2018

 

PUBLICIDADE

O deputado do PSD eleito pelo círculo de Coimbra, Maurício Marques, manifestou-se hoje indignado pelo novo espaço museológico do Mosteiro do Lorvão, concelho de Penacova, estar encerrado desde que foi construído há dois anos e exigiu ao Governo uma solução.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estou indignado, porque o museu foi construído há quase dois anos e continua encerrado. Nos anos de aperto [numa alusão ao período da ‘troika’] foi possível restaurar e recuperar um órgão de tubos e construir o museu. Mas agora, que acabou a austeridade, está tudo na mesma”, disse à agência Lusa Maurício Marques.

O deputado social-democrata adiantou que um projeto de resolução do PSD intitulado “Valorização e Promoção do Mosteiro de Lorvão” – foi entregue no Parlamento em novembro de 2016 – subscrito por 24 deputados, incluído o antigo líder social-democrata Pedro Passos Coelho – mas só hoje, mais de um ano e meio depois, foi debatido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

PUBLICIDADE

“O projeto de resolução está atual, mas gostaria que já estivesse desatualizado, era sinal de que alguma coisa tinha mudado”, frisou Maurício Marques.

No texto do documento, datado de 03 de novembro de 2016, o PSD recomenda ao Governo “que concretize a realização do projeto de recuperação e valorização do claustro com a abertura ao público do Museu recentemente construído, nele incluindo uma exposição permanente com o principal espólio artístico e iconográfico do Mosteiro de Lorvão, quer o existente atualmente no Mosteiro, quer o espalhado por vários espaços no país”.

No projeto de resolução, o PSD defende que o novo museu possua um espaço multimédia “sobre a história do Mosteiro e a vida conventual ao longo do tempo, não devendo ser ignorado, na constituição do espaço museológico, o importante legado daquela histórica casa conventual na produção documental ao nível dos códices medievais”.

No texto, os deputados do PSD lembram ainda que o Mosteiro de Lorvão foi objeto de “importantes obras de restauro”, destacando a recuperação e restauro do secular órgão de tubos e a construção de um novo espaço museológico e defendem as iniciativas de valorização e promoção do monumento “para que o riquíssimo património, que ainda existe, não continue disperso e seja fruído por todos aqueles, e são cada vez mais, que visitam esta joia da coroa do concelho de Penacova”.

O  Mosteiro de Santa Maria do Lorvão é um dos edifícios que integram um pacote de 30 unidades que o Governo esperava “despachar” até ao fim do ano de 2016.

Dois anos após do lançamento do programa, o  Turismo de Portugal não tem novidades sobre os concursos para a concessão destas duas unidades. não existindo sequer data de abertura do procedimento concursal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com