Coimbra

“Loja do cidadão” para estudantes da Universidade de Coimbra abriu hoje

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-10-2021

Chama-se Student Hub e é uma “loja do cidadão” para estudantes criada pela Universidade de Coimbra (UC). A partir desta quarta-feira, no rés-do-hão da antiga Faculdade de Medicina (Polo I) os alunos podem resolver tudo na hora e num mesmo local.

PUBLICIDADE

O espaço de acolhimento, acompanhamento e aconselhamento de estudantes, que agrega serviços administrativos e projetos de inovação social, voluntariado e experiências com o mercado de trabalho, pretendendo ser uma incubadora de talentos estudantis, foi inaugurado hoje com a presença do vice-reitor da UC para o Património, Edificado e Infraestruturas, Alfredo Dias, da vice-reitora  para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, do Presidente da Associação Académica de Coimbra, João Assunção, e do Reitor, Amílcar Falcão.

O espaço considerado pioneiro inclui um circuito integrado de serviços e informações administrativas, com participação dos Serviços de Gestão Académica, Serviços de Ação Social e Divisão de Relações Internacionais, um posto de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, um Núcleo de Promoção da Empregabilidade, uma Academia de Criadores e um Laboratório de Design Thinking.

PUBLICIDADE

publicidade

“É um conceito muito semelhante do ponto de vista dos serviços à loja do cidadão mas para os estudantes. Evitando aquela via sacra de andar de um lado para o outro para ter um papel. Agora está tudo concentrado aqui, temos um front office onde vemos a cara das pessoas e tem também uma componente de dinamização de projetos”, afirmou Amílcar Falcão ao Notícias de Coimbra no final de uma visita ao espaço.

O responsável acredita que esta nova forma de organização, a concentração de serviços e a componente de tecnologias da informação vão ajudar a “baixar drasticamente” os tempos de resolução de problemas. Apesar disso, o reitor avisa que este é um serviço novo e que “terá falhas” por isso pede “alguma compreensão”.

PUBLICIDADE

“Colocarmos todos os serviços que prestam apoio ao estudante da Universidade de Coimbra num mesmo local com uma plataforma e digitalização superiores possibilita que possam vir aqui rapidamente falar com alguém competente que resolva o problema na hora ou delegar na hora”, considera também João Assunção.

O Student Hub está localizado no rés-do-chão do Edifício da Faculdade de Medicina, na Rua Larga, e a sua entrada é efetuada pela porta situada em frente ao Departamento de Química. O horário de atendimento presencial realiza-se de segunda a sexta-feira das 9:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

 

Veja aqui o vídeo NDC em direto com o reitor da UC, Amílcar Falcão:

Veja o direto NDC com o presidente da Associação Académica de Coimbra, João Assunção:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE