Coimbra

Livro explica origens da alfabetização pelo método de João de Deus no interior

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-07-2020

Um livro sobre as origens da alfabetização pelo método do poeta João de Deus com impulso do republicano Casimiro Freire, na Castanheira de Pera, começa esta semana a ser distribuído, anunciou hoje o autor.

PUBLICIDADE

Aires Henriques disse à agência Lusa que a publicação de “Por montes e vales – As Escolas Móveis e o republicanismo no Vale do Zêzere” visa homenagear Casimiro Freire e “quantos se dedicaram à grande obra nacional de alfabetização”, através da Associação das Escolas Móveis, antecessora da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, uma instituição que intervém atualmente nas áreas da educação e cultura.

PUBLICIDADE

“A primeira missão da associação teve lugar em 1882, precisamente na Castanheira de Pera, que pertencia ao município de Pedrógão Grande”, do qual obteve autonomia administrativa em 1914, adiantou, indicando que o projeto educativo começou com “apoio do então visconde António Alves Bebiano”, numa casa que atualmente pertence ao ex-sindicalista Kalidás Barreto, um dos fundadores da CGTP.

Dono do Museu da República e Maçonaria, em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, Aires Henriques explicou que o livro, de 482 páginas, tem prefácio do historiador Amadeu Carvalho Homem e “é virado sobretudo para os estudiosos do republicanismo, do ensino e da instrução popular”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua opinião, “revela-se do maior interesse conhecer e divulgar o caso do Centro Escolar Democrático União Coentralense”, no Coentral, ainda no concelho da Castanheira de Pera, em plena Serra da Lousã, “como retrato de uma realidade e de uma época”.

Além da biografia de Casimiro Freire (1843-1918), oriundo de Pedrógão Pequeno, no vizinho município da Sertã, já no distrito de Castelo Branco, o livro “é profusamente ilustrado e contém estudos sobre outras figuras destacadas” da região.

Entre outros, a lista inclui os irmãos Augusto e Abílio Baeta das Neves Barreto (Castanheira de Pera), José Jacinto Nunes e os seus tios João Jacinto Fernandes e Joaquim António Jacinto (Pedrógão Grande), José Simões de Almeida (tio e sobrinho, com o mesmo nome), José Malhoa e Abílio Lopes dos Reis (Figueiró dos Vinhos), Carlos Ehrhardt, Custódio Martins de Paiva, Joaquim Henriques Vidigal, Abílio Correia da Silva Marçal e Abílio David (Sertã).

“As dificuldades de fazer conhecer às populações, sobretudo às rurais, as linhas mestras do republicanismo, derivaram de diversos condicionalismos, tais como a preponderância inquestionável da Igreja católica, a vasta rede do caciquismo – identificado com as figuras do padre, do terratenente, do boticário, ou seja, de todos os que eram entendidos como notáveis locais – e também com o proverbial analfabetismo do contingente demográfico português”, refere Carvalho Homem no prefácio.

Este quadro de referência, acrescenta, “encontra-se bem presente nas obras de temática republicana saídas do impecável labor” de Aires Henriques.

O professor universitário enaltece os dois últimos estudos do autor – “Maçons de pedra e cal – A Maçonaria ao Vale do Zêzere” e “Por montes e vales – As Escolas Móveis e o republicanismo no Vale do Zêzere” – para concluir que ele “é uma voz autorizada no contexto do que se convencionou designar por historiografia local”.

Devido à pandemia da covid-19, o economista de Pedrógão Grande ainda não agendou as apresentações da obra que prevê realizar, devendo as encomendas ser efetuadas, para já, através do ‘email’ geral@avillaisaura.com.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE