Saúde

Livro com receitas de “Pão de Domingo” reverte para Liga Contra o Cancro do Centro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-12-2022

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa (NRC.LPCC) apresenta o livro “Pães de Domingo”, a 13 de dezembro,  na Delegação da Guarda.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma obra que reúne várias receitas de pão, da autoria de Filomena Oliveira, sendo que parte das receitas da venda desta reverte a favor do NRC.LPCC.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) associa-se ao projeto que dá vida ao livro “Pães de Domingo”. Segundo a autora, Filomena Oliveira – ligada há vários anos à Indústria Alimentar, na área da Qualidade e Desenvolvimento -, a obra teve por base “a elaboração de uma obra que, através de receitas de pão, transportasse o leitor para a infância”.

PUBLICIDADE

O livro é composto por três capítulos – Receitas de Pão com glúten; Receitas de Pão sem glúten; Receitas de Waffles – sendo que cada receita tem uma fotografia do pão e duas fotografias com sugestões de apresentação.

Parte do valor da venda deste livro reverte a favor do NRC.LPCC, instituição escolhida pela autora devido “à experiência vivida por familiares e amigos” que, sendo doentes oncológicos, a “sensibilizaram para a importância do trabalho da LPCC, pelo aconchego emocional dado tanto ao doente oncológico como aos familiares, por ser uma instituição que vive exclusivamente de donativos e pelo empenho, dedicação, profissionalismo e dinamismo das equipas de voluntariado”, enaltece.

PUBLICIDADE

publicidade

O lançamento do livro realiza-se no dia 13 de dezembro, pelas 17h30, na Delegação da Guarda do NRC.LPCC, e contará com a presença da autora, do nutricionista Dr. Sérgio Velho – que participará por videoconferência -, pela Dr.ª Olga Braz Pereira, na qualidade de Secretária da Mesa da Assembleia-Geral do NRC.LPCC, e de algumas entidades locais convidadas.

No Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, está estabelecido que, do ponto de vista alimentar e nutricional, o pão possui uma capacidade única de fornecer energia de elevada qualidade, facilmente digerível, de boa conservação e com enorme versatilidade gastronómica. Uma fatia de pão ou carcaça de 50g contêm cerca de 135 kcal, sendo rico em hidratos de carbono complexos, levando a uma maior sensação de saciedade., revela a Liga em comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE