Região

Livre em congresso no fim de semana para mostrar diversidade de candidaturas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 03-09-2021

O Livre reúne-se sábado e domingo em Leiria para o seu 10.º Congresso, com o objetivo de “mostrar a diversidade” de candidaturas para as eleições autárquicas e dar a conhecer os seus candidatos.

PUBLICIDADE

Cumprindo com a regra dos estatutos do partido, que estipula que o Livre tem de organizar um congresso antes de cada ato eleitoral, o 10.º Congresso do Livre, que se reúne a 04 e 05 de setembro em Leiria, é “especialmente virado para aquilo que são as candidaturas do Livre para as autárquicas”, frisa o deputado municipal do Livre em Lisboa, Paulo Muacho.

“O principal objetivo do Congresso é mostrar a diversidade de candidaturas que o Livre tem – muitas delas em coligação, com vários partidos diferentes, em vários pontos do país – e ajudar também a divulgar essas candidaturas, as nossas propostas e os nossos candidatos”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Organizado à volta de “três momentos”, o Congresso arranca no sábado de manhã com uma ação de campanha do núcleo de Leiria do Livre, onde um dos membros da direção do partido, Filipe Honório, se candidata à Câmara Municipal, razão pela qual a cidade foi escolhida para a organização do Congresso.

“É o local onde o Livre se apresenta sozinho, onde o Livre se apresenta com um dos membros da sua Direção – o Filipe Honório, que é um jovem com bastantes qualidades – e num local onde o Livre vai tentar dar o seu melhor para conseguir eleger representantes”, afirma Muacho.

PUBLICIDADE

Da parte da tarde, serão organizados três painéis temáticos, que irão incluir uma discussão sobre “como as autarquias podem contribuir para aumentar a justiça social”, como “devem trabalhar em termos ecológicos e daquilo que são as suas estruturas verdes” e como “podem ser agentes de promoção dos direitos humanos e terem políticas de direitos humanos transversais integradas na sua ação”.

No domingo de manhã, os diferentes candidatos às eleições autárquicas de 26 de setembro irão discursar e apresentar as suas candidaturas, havendo também “alguns convidados das candidaturas em coligação que o Livre integra” que irão marcar presença, entre os quais o fundador do partido Rui Tavares, que concorre na lista do PS à autarquia de Lisboa.

Concorrendo com candidatos próprios em nove municípios e integrando coligações noutros cinco, os principais objetivos do Livre para as eleições autárquicas passam por “continuar a passar a mensagem” do partido e “dar um sinal claro ao país de que o Livre continua a trabalhar, continua a desenvolver propostas inovadoras e credíveis” para “implementar” os seus objetivos de “justiça social, justiça ambiental, melhorar a qualidade da democracia, direitos humanos”.

“O objetivo principal é esse, depois esse objetivo concretiza-se de várias formas diferentes. Nalguns lugares, a própria apresentação da candidatura já é uma forma de nós concretizarmos este objetivo. Noutros, estamos a contar, naturalmente, com a eleição de representantes que possam, depois, durante os quatro anos do mandato, trabalhar concretamente nos seus locais com estas propostas”, salienta Paulo Muacho.

Para as autárquicas de 26 de setembro, o Livre apresentou candidatos próprios a Braga, Porto, Leiria, Figueira de Castelo Rodrigo, Sintra, Peniche, Barreiro, Funchal e Vila Nova de Gaia, e integra coligações em Lisboa, Felgueiras, Cascais e Oeiras.

Na cidade dos Estudates o Livre apoia a candidatura do Cidadãos Por Coimbra.

A participação no congresso deste fim de semana está sujeita a inscrição, mas os trabalhos serão transmitidos pela internet e “será permitida participação remota nas votações”, indica o partido no seu ‘site’.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE