A Livraria do Mondego, localizada junto às margens do rio Mondego, em Penacova, é um dos monumentos naturais mais singulares de Portugal, esculpido ao longo de mais de 400 milhões de anos.
O nome popular deve-se à disposição quase vertical das rochas, que lembram livros numa estante. Este fenómeno geológico ocorre no contraforte de Entre Penedos, onde o rio Mondego, após receber o afluente Alva, se estrangula, formando altas estruturas de quartzito.
Classificada como Geomonumento ao nível do afloramento, a Livraria do Mondego destaca-se tanto pelas suas características geológicas quanto pela graciosidade escultórica adquirida com o tempo, avança a Câmara de Penacova.
PUBLICIDADE
O monumento é visível a partir do IP3, junto à ponte sobre o Mondego, e também pode ser acedido diretamente pela EN2, a histórica estrada nacional que liga Chaves a Faro, conhecida pelo percurso vertiginoso que atravessa Portugal de norte a sul, sendo a mais extensa do país.
A Livraria do Mondego não só é um ponto de interesse geológico, mas também um verdadeiro cartão-postal natural que evidencia a beleza e a diversidade paisagística do concelho de Penacova.
PUBLICIDADE