Empresas

Litocar recebe certificação de qualidade com “olhos postos na retoma do mercado automóvel” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-06-2021

O grupo Litocar, especializado em distribuição automóvel na região Centro, recebeu hoje, uma vez mais, certificações pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER). A concessionária relembrou as dificuldades que a pandemia veio trazer para o ramo automóvel, mas continua confiante na retoma da atividade e na ambição de alcançar a desejada “neutralização carbónica”.

PUBLICIDADE

O administrador da  Litocar, João Cardoso, acrescenta que este “é um momento importante” pela celebração de três datas marcantes para o grupo que tem adotado uma política de qualidade, de sustentabilidade ambiental e de segurança e saúde que está enraizada no plano estratégico da empresa, cuja visão passa por “ser um operador de referência na distribuição automóvel, apoiado nos valores da qualidade e da sustentabilidade, económica, social e ambiental”. 

“Foi há 20 anos que iniciámos este trajeto de certificação. Depois há 10 anos atrás, a mesma Litocar distribuição obtém a tripla certificação (qualidade, higiene e segurança no trabalho e ambiental) e há cinco anos atrás comemorámos a certificação de todo o grupo Litocar às três normas, na altura as três empresas operacionais de retalho automóvel da Litocar”, recorda João Cardoso.

PUBLICIDADE

O processo terminou em 2020 com o alargamento da certificação à mais recente empresa do grupo, Litocar Aral, com presença em Torres Novas. Foi também concluído um ciclo de transição de todas as normas para as novas versões, com a transição já em 2021 da norma OHSAS 18001 para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde, informou o responsável.

Enquanto empresa certificada, a Litocar assegura competência e rigor na execução dos serviços que presta, de acordo com normas de elevada exigênciaPara garantir os critérios da norma Gestão da Qualidade, “por exemplo, o grupo monitoriza a satisfação dos clientes e a qualidade dos serviços prestados, investindo permanentemente nas condições de conforto das suas instalações e na formação dos recursos humanos”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta certificação, atribuída pela APCER, confirma o cumprimento de normas de elevado rigor e exigência nos serviços prestados em todas as instalações do grupo”, reforça Cardoso.

João Cardoso recorda as dificuldades acrescidas que a crise pandémica veio trazer ao setor, representando perdas de cerca de 34% em 2020, tendência que o grupo tentou inverter. “Nós tivemos um desempenho bastante acima do mercado, caímos cerca de 25%”, acrescentou o administrador:

O líder da Litocar está confiante no futuro e no objetivo de continuar a apostar no processo de neutralização carbónica e garante que “este ano versus 2019” o setor vai ter uma quebra principalmente por aquilo que considera ser uma “mudança estrutural de hábitos de consumo “nomeadamente pelo teletrabalho que veio trazer menor circulação automóvel e por todos os impactos que essa mudança tem na nossa atividade”.

Para atingir a “neutralização carbónica”, o responsável avançou que foram instaladas quinze centrais fotovoltaicas e mais de 2200 painéis solares, um investimento que garante que cerca de 50 por cento da energia consumida seja de origem limpa. Além disso, os restantes 50 por cento que provêm de fornecimento externo são também exclusivamente de fontes renováveis, através de um contrato de Energia Verde diz o representante, acrescentando ainda que “entre 2017 e 2020 a Litocar reduziu as emissões de CO2 para a atmosfera em 78 por cento”.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE