Empresas

Litocar comemora 20 anos de Certificação de Qualidade

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 26-07-2023

Em 2003, após um percurso iniciado dois anos antes, a Litocar obteve pela primeira vez a certificação à norma de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001), sendo à data a primeira concessão Renault (com exceção das filiais comerciais da marca) a obter esta certificação. Neste percurso de vinte anos, manteve esta distinção e alargou, em 2011, a certificação às normas de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001) e Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (OHSAS 18001, agora ISO 45001), um percurso sempre acompanhado pela APCER. 

PUBLICIDADE

Em 2016 a tripla certificação foi estendida a todas as empresas de retalho automóvel do grupo, abrangendo todas as marcas representadas.

Já em 2022, a aquisição das operações de retalho automóvel de um grande grupo do mercado nacional veio trazer um novo desafio: manter o galardão de único operador de retalho triplamente certificado. Assim, em pleno processo de aquisição e integração desta nova empresa, a Litocar conseguiu manter as certificações existentes (Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental) e estender a certificação à Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (ISO 45001). Foi também atribuída a tripla certificação à nova operação de Lisboa, concluindo o processo de manter o grupo triplamente certificado. 

PUBLICIDADE

A certificação nestas três áreas tem sido uma das fortes apostas do grupo, como garante de um processo de melhoria contínua que visa manter os níveis de qualidade de serviço mas também responder às expetativas dos seus parceiros, dos seus colaboradores e salientar o seu papel na sociedade, quer do ponto de vista de responsabilidade ambiental, e social. 

A Litocar tem adotado uma política de qualidade, de sustentabilidade ambiental e de segurança e saúde que está integrada no plano estratégico da empresa e tem acompanhado o seu forte crescimento.

PUBLICIDADE

publicidade

O processo de certificação iniciou-se em 2003, com a obtenção da certificação à norma de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001) por parte da Litocar – Distribuição Automóvel S.A. Na altura, a Litocar foi a primeira concessão da rede Renault a obter esta certificação (exceto as filiais comerciais da marca). Desde então, o grupo Litocar tem trabalhado na melhoria de processos fortemente apoiada na transformação digital e na inovação desenvolvida no seio da empresa. 

Outra das grandes preocupações do grupo é a sustentabilidade ambiental, associada à norma ISO 14001.  Atingir a neutralidade carbónica até 2025 é uma das ambições do grupo Litocar, que tem investido continuamente nesta área, quer em energias renováveis, quer em equipamentos novos mais eficientes, com o investimento mais recente a ser efetuado nas instalações da Litocar de Lisboa e futuras instalações de Leiria. Atualmente a totalidade da energia consumida no grupo representa 0 emissões de CO2 para a atmosfera, sendo que mais de 80 por cento já é produzida internamente. Paralelamente, são realizadas outras ações, como a progressiva redução do consumo de papel (37 por dento nos últimos quatro anos), através do processo de digitalização

Finalmente, com a certificação à norma ISO 45001 – Sistema de Gestão da Segurança e Saúde, o grupo pretende demonstrar a preocupação que tem com esta temática, garantindo condições de segurança e de conforto em todas as suas instalações e com um sistema de gestão de ideias aberto à participação de todos. São ainda atribuídos benefícios extraordinários aos colaboradores da empresa e periodicamente, são ainda realizadas ações de sensibilização, entre outras ações que demonstram a responsabilidade que a Litocar tem para com as suas equipas

Veja os diretos NDC:


Uma forte estratégia suportada na excelência operacional e na sustentabilidade económica, social e ambiental, trouxe a Litocar até aqui com uma oferta diferenciada multimarca, 17 instalações em 8 distritos do país e mais de 40 anos de experiência.

Com uma equipa experiente de mais de 300 colaboradores, a Litocar está presente nos distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Santarém, Lisboa e Leiria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE