Cidade

Lisboa apaga Coimbra em concurso de aproveitamento de energia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-04-2014

Lisboa é uma das 21 cidades finalistas do ‘Mayor’s Challenge’, podendo arrecadar um prémio de cinco milhões de euros, se o projeto que apresentou, de aproveitamento energético, vencer o concurso final, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

Segundo uma nota no website do concurso, a Bloomberg Philanthropies, fundação do presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, oito cidades portuguesas apresentaram-se ao concurso, mas apenas Lisboa passou à fase final, ficando Vila Nova de Gaia, Braga, Cascais, Coimbra, Sintra, Leiria e Odivelas para trás.

O concurso irá atribuir cinco milhões de euros à cidade classificada em primeiro lugar e um milhão de euros a outras quatro que desenvolvam as ideias mais criativas e adaptáveis a outras cidades.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto que Lisboa apresenta a concurso, de acordo com o website da competição, procura transformar a energia cinética gerada pelo tráfego pendular da cidade em eletricidade, reduzindo a pegada de carbono e aumentando a sustentabilidade ambiental.

Além de Lisboa, são finalistas do ‘Mayor’s Challenge’ outras 20 cidades: Amesterdão e Haia (Holanda); Atenas (Grécia); Barcelona e Madrid (Espanha); Bolonha e Florença (Itália); Bristol, Cardiff, Kirklees, Londres e York (Reino Unido); Brno (República Checa); Varsóvia, Cracóvia e Gdansk (Polónia); Scharbeek (Bélgica); Sofia e Stara Zagora (Bulgária) e Estocolmo (Suécia).

PUBLICIDADE

Os finalistas têm que apresentar as candidaturas revistas até meados do verão e os vencedores serão anunciados no outono.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE