Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Linha SOSolidão da Fundação Bissaya Barreto abre 43 processos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-05-2020

A Linha SOSolidão da Fundação Bissya Barreto, sediada em Coimbra, já abriu 43 processos em consequência das cerca de 100 chamadas e vários contactos por ‘e-mail’ recebidos desde o seu funcionamento, em 14 de abril, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

As situações que levaram a abrir estes processos são, “na maior parte, solidão, isolamento social e privação de contacto com familiares ou figuras de referência, mas também em casos de negligência, pensamentos suicidas, abandono e autonegligência”, explica um comunicado da instituição.

PUBLICIDADE

publicidade

“Cidadãos seniores vulneráveis ligam a reportar a sua solidão, procuram companhia e apoio. As conversas chegam a ser de mais de três horas ao telefone e de continuidade diária”, adianta a nota.

A linha telefónica (800 91 29 90) de âmbito nacional para apoiar as pessoas mais idosas neste período de pandemia da covid-19, designada de SOSolidão, funciona com profissionais da área da psicologia, em articulação com uma equipa que garante a confidencialidade, anonimato e o célere encaminhamento dos processos, se necessário, para entidades parceiras.

PUBLICIDADE

A trabalhar em complementaridade com a Linha SOSolidão, a linha SOS Pessoa Idosa, também criada pela Fundação Bissaya Barreto, regista 18 processos em articulação.

“No contexto atual, também a Linha SOS Pessoa Idosa regista mais casos do que o habitual, que se consubstanciam em situações de negligência, falta de cuidados de saúde, ausência de higiene, carência alimentar e abandono por parte de familiares”, denuncia a instituição.

A Linha SOSolidão funciona diariamente entre as 10:00 e as 17:00, todos os dias úteis. O contacto também pode ser efetuado através do correio eletrónico para sosolidao@fbb.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com