Coimbra
Linha SOS Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto: Duplicam pedidos de ajuda sobre mulheres casadas e idosas

Violência sobre pessoas idosas a residir com familiares ou cuidadores aumenta de 27% para 53% no último ano e sobre as mulheres casadas sobe de 17% para 35%. Setúbal passa a ser o segundo distrito com mais denúncias, ultrapassando o Porto.
Em 2021, o serviço contabiliza 1812 contactos telefónicos, e-mail e articulações interinstitucionais. De 2021 até à data, os pedidos de ajuda recebidos consubstanciaram se na abertura de 244 processos internos que obrigaram a acompanhamento frequente e intervenção, bem como a articulações interserviços. As denúncias foram realizadas por e mail/formulário (52,5%), por telefone (47%) e presencialmente (0,5%).
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A maioria dos pedidos de ajuda refere-se a pessoas com idades compreendidas entre os 75 e os 84 anos (40%), do género feminino (65%), em situação de viuvez (52%) e casadas (35%). 53% das vítimas reside com familiares ou cuidadores, sozinhas (39%) e em instituição (8%).
As vítimas vivenciam diversas formas de violência, sendo a negligência a mais comum (32%), com um aumento de 5% face ao ano anterior, seguida da violência psicológica (26%), financeira (11%), estrutural/sociedade (10%) e abandono (7%). A violência estrutural é gerada pelo sistema de apoio social, e não por um agente concreto, referindo se às instâncias que não oferecem respostas para a satisfação das necessidades básicas das pessoas mais vulneráveis.
Fundação Bissaya Barreto . Serviço de Imagem e Comunicação . T: 239 800 400 . Tlm: 961 712 242 . E: sic@fbb.pt . www.fbb.pt
Entre maio de 2021 e maio de 2022, foram trabalhados 12 processos em colaboração com a Procuradoria-Geral Regional de Coimbra – Ministério Público, que representam 5% das sinalizações rececionadas pelo Serviço SOS Pessoa Idosa.
Em 70% das denúncias, os sujeitos maltratantes são familiares das vítimas. 41% dos agressores denunciados são homens e 45% filhos das vítimas, uma descida de 8% comparativamente com o ano anterior.
A maior percentagem das situações proveio do distrito de Lisboa 29%. Segue-se Setúbal com 11% e o Porto ocupa o terceiro lugar com 10%, apresentando uma diminuição de 7% face ao ano anterior. Coimbra regista a mesma percentagem (10%).
Desde o início da atividade do serviço, em 2014, a Linha SOS Pessoa Idosa conta com 2012 pedidos de ajuda que resultaram na abertura de 1629 processos internos e na realização de 2787 articulações com as redes locais de intervenção social na área da violência/envelhecimento, segurança social, IPSS(s), autarquias, unidades de saúde e forças de segurança, entre outros.
O Serviço SOS Pessoa Idosa é uma resposta de intervenção social que integra uma linha, nacional e gratuita, de atendimento telefónico (800 102 100) e/ou via e-mail (sospessoaidosa@fbb.pt), um serviço de atendimento direto e personalizado e um serviço de mediação familiar.
A Linha, que assinalou 8 anos de existência no dia 21 de maio, tem por objetivo principal apoiar e responder aos apelos de pessoas que vivem situações de violência nas suas diversas manifestações ou delas têm conhecimento, disponibilizando vários meios e instrumentos de comunicação e garantindo o anonimato das pessoas que apelam.
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