Coimbra

Linha 53T dos SMTUC passa a servir a localidade de Bostelim

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-09-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião da passada segunda-feira, uma proposta dos SMTUC para a criação da Linha nº 53T/Ponte de Eiras – Bostelim (via Brasfemes), permitindo o alargamento da rede de transportes públicos para servir a localidade de Bostelim. A Linha n.º 53T é, assim, uma derivante da Linha n.º 53, que vai permitir dar resposta às necessidades apuradas, nomeadamente no que se refere ao transporte escolar dos alunos desde a sua residência até aos estabelecimentos de ensino, bem como da população em geral. Foi ainda aprovada a criação de dois novos pontos de paragem da Linha nº 53, um no início da Rua Rainha Santa Isabel e outro no início da Rua José Antunes Vaz Serra. 

PUBLICIDADE

A proposta passa por alargar a rede de transportes públicos em cerca de 3,1km, para servir o lugar de Bostelim, através do prolongamento da Linha nº 53/Ponte de Eiras – Brasfemes, a partir do atual local de inversão de marcha em Brasfemes, na Rua 25 de abril, seguindo pela Rua das Tileiras, estrada municipal 537, Rua 25 de Abril e novamente Estrada municipal 537 até ao cruzamento de acesso à Mata do Maxial, com a criação da Linha nº 53T/Ponte de Eiras – Bostelim (via Brasfemes). De referir que o alargamento, agora aprovado, estava já previsto desde o estudo da Linha nº 53, mas por motivos de ordem técnica, designadamente a falta de local para a inversão de marcha na localidade de Bostelim, levou a que o mesmo não tivesse sido realizado logo desde a criação desta oferta dos SMTUC. Com as obras realizadas recentemente, existe já espaço e condições para a manobra de inversão de marcha.

O prolongamento da Linha nº 53 até ao lugar de Bostelim resulta da necessidade de realizar uma cobertura total na zona nordeste do concelho de Coimbra. O objetivo passa por dar resposta às necessidades apuradas, no que se refere ao transporte escolar dos alunos desde a sua residência até aos estabelecimentos de ensino, bem como da população em geral. A implementação desta nova linha vai, assim, disponibilizar uma oferta em alguns locais que atualmente é inexistente. Foi igualmente avaliado que esta extensão não necessitaria de ocorrer em todos os horários, podendo ser concretizada apenas nas horas de maior procura.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta linha foi estruturada por forma a servir preferencialmente os horários mais comuns de entrada ao serviço nos maiores polos empregadores, nomeadamente os Hospitais, as Universidades e os Serviços Públicos, assim como a comunidade escolar pelo que os horários apresentados foram definidos para esse fim. A Linha n.º 53T vai operar nos dias úteis, nos seguintes horários: 6h20; 7h10; 13h45; 17h10 e 19h20 no interface da Ponte de Eiras e 6h45; 7h45; 14h10; 17h35 e 19h45 em Bostelim. 

Na reunião de segunda-feira foi, ainda, aprovada a proposta para a criação de dois novos pontos de paragem na Linha nº 53, um no início da Rua Rainha Santa Isabel (em detrimento da Rotunda da Pedrulha, onde era difícil o acesso das viaturas à paragem), e outro no início da Rua José Antunes Vaz Serra, no sentido Casais de Eiras – Brasfemes, onde havia dificuldade em largar passageiros, principalmente alunos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE