Coimbra

Lima Duarte com Santana Lopes na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-11-2013

O prestigiado ator brasileiro Lima Duarte vem a Coimbra, no próximo dia 25 de novembro, para participar nas comemorações dos 350 anos do Sermão de Santa Catarina, o único que o Padre António Vieira pregou em Coimbra, em 1633, na Real Capela de São Miguel.

PUBLICIDADE

O ator, que representa António Vieira nos seus últimos anos de vida no filme “Palavra e Utopia”, de Manoel de Oliveira, e que será exibido no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) nessa noite, vai interpretar precisamente na Capela de S. Miguel, os sermões de uma das mais influentes figuras do século XVII.

Do programa das comemorações promovidas pela Universidade de Coimbra (UC), destaque também para a apresentação da obra completa do Padre António Vieira, “Vieira Global”, às 17:00, no Auditório da Reitoria, por Pedro Santana Lopes, atual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; José Pacheco Pereira, Historiador e comentador político; António Almeida Santos, antigo Presidente da Assembleia da República, Miguel Seabra, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, entre outros.

PUBLICIDADE

“Os 350 anos do Sermão de Santa Catarina constituem um pretexto para a muito merecida homenagem a este nome maior da língua e da cultura portuguesas. Poder fazê-lo com um programa que junta os dois lados do Atlântico – evocando as viagens do próprio Vieira – e que congrega representantes de várias universidades portuguesas é, de facto, um privilégio. O dia 25 de novembro de 2013 será, esperamos, uma data muito marcante, que fará justiça a esse outro 25 de novembro de 1663”, realça a vice-reitora da UC responsável pelas áreas de Cultura e Comunicação, Clara Almeida Santos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE