Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Liga realiza rastreios de cancro da mama na Região Centro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-01-2023

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) encontra-se a realizar Rastreios de Cancro da Mama na Região Centro e lança o apelo para que as utentes dos concelhos abrangidos, com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos, participem.

PUBLICIDADE

As Unidades Móveis de Mamografia Digital encontram-se em: Góis (até 6 de fevereiro); Lousã (até 1 de fevereiro); Coimbra – Santa Clara (até março); Ovar, (até abril); Tondela (até março); Castelo Branco (até março); Vila Nova de Poiares (até 10 fevereiro) e Aveiro (até maio).

As mulheres com inscrição atualizada no Centro de Saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame. Constata-se, por diversas vezes, que muitas das faltas existentes ao rastreio são devido à desatualização dos dados de morada nos registos dos Centros de Saúde, motivo pelo qual a LPCC apela, igualmente, à atualização dos mesmos.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que o exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz. No último Programa de Rastreio de Cancro da Mama promovido pela NRC.LPCC neste concelho, em 2020, a taxa de participação rondou os 70%, ou seja, das 1821 mulheres convocadas, 1270 foram rastreadas e destas 48 (3,78%) passaram à aferição das quais, por sua vez, 13 foram encaminhadas para unidades hospitalares.

As Unidades Móveis de Mamografia Digital funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. Para marcações ou informações adicionais, deve contactar-se o Centro de Coordenação do Rastreio através do telefone 239 487 495/6 ou do email rcmama.nrc@ligacontracancro.pt.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com